Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15649
|
Title: | Com Engenho e Arte. Ensino Técnico em Évora durante a I República: a Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira |
Authors: | Gameiro, Fernando Luís |
Keywords: | Ensino Técnico Mobilidade Social |
Issue Date: | 15-Nov-2011 |
Publisher: | Colibri |
Citation: | GAMEIRO, Fernando Luís - Com engenho e arte. Ensino Técnico em Évora durante a I República: a Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira. Lisboa: Colibri, 2011.ISBN 978-989-689-122-0. |
Abstract: | A Escola Secundária Gabriel Pereira, detentora de um passado quase centenário, tem as susas origens num período muito conturbado da vida nacional: a I República, regime liberal marcado pela dura crise internacional e pelo gigantesco esforço de participação portuguesa na I Guerra Mundial. Hoje, numa altura muito complexa da nossa vida colectiva, na qual se questiona o rumo da nossa existência enquanto país independente, é crucial olhar o passado sob um ponto de vista crítico e pedagógico. Ao estudar a história da instituição, procura-se compreender como existiu o engenho e a arte para ultrapassar as enormes dificuldades com que a instituição se deparou. Em 1914, ano em que foi criada a Escola Industrial da Casa Pia de Évora, foram lançadas as bases para uma escola inovadora que perdurou no tempo: formou, ao longo de quase um século, sucessivas gerações profissionais. O estudo aceita a matriz que deu sentido ao longo do percurso institucional, pois a engenharia e a arte estiveram desde as origens inscritas nos currículos e no quotidiano escolar: desde há um século, até hoje, asseguraram uma passagem pela ponte que liga o passado ao presente. Ancorado nos paradigmas da sociologia e da história, Com Engenho e Arte - Ensino Técnico em Évora durante a I República ensaia um olhar sobre a sociedade eborense a partir de uma instituição de ensino: conjugando a biografia com a história institucional e a política com a educação; |
URI: | http://www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=1542 http://hdl.handle.net/10174/15649 |
Type: | book |
Appears in Collections: | HIS - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|