|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15566
|
Title: | Estilos de vida: um estudo de caso com académicos de enfermagem da Universidade Federal Fluminense |
Authors: | Costa, Monike Marques D'Alencar Araripe |
Advisors: | Ramos, Francisco Martins Carstensen, John |
Keywords: | Educação em saúde Estilo de vida Enfermagem Health education Lifestyle Nursing |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo de caso buscou estabelecer a relação entre a freqüência no curso de graduação em
Enfermagem e os estilos de vida adotados pelos estudantes. Sabe-se que o estilo de vida adotado pelo
indivíduo é co-responsável pelo seu estado de saúde. Apesar de os alunos serem expostos durante o
curso a uma série de disciplinas e seminários que salientam a importante relação entre estilos de vida
adequados para a manutenção de uma boa saúde, não é incomum observar entre os estudantes a adoção
de práticas que põem em risco a sua própria saúde. Assim, neste estudo pretendeu-se verificar se há
sensibilização que reflita na melhoria dos hábitos dos estudantes, comparando alunos do 1º período
com os formandos do 9º período. Pretendeu-se também caracterizar a atividade docente no sentido da
transmissão dos saberes, face aos estilos de vida mais adequados e propor estratégias estruturais e
comportamentais que possibilitem uma melhoria nos estilos de vida desses jovens. Concluímos que os
anos de faculdade não foram capazes de causar uma alteração positiva no estilo de vida dos estudantes,
já que os alunos do período final apresentaram um estilo de vida pior que os do período inicial.
Constatamos que a prática docente referente à Educação em Saúde em benefício do estudante foi muito
variada, havendo professores que abordam temáticas relevantes dentro do conteúdo programático, os
que vão além do programa e os que negligenciam a temática. Sugerimos um conjunto de medidas que
visam à melhoria do estilo de vida do estudante, como ampliação dos restaurantes universitários,
facilidade no acesso aos serviços de saúde, recompensas de créditos em disciplinas optativas de artes,
educação física e alimentar que propoporcionem sua maior aderência, entre outros; ABSTRACT:This case study aimed to establish the relationship between the attendance in the undergraduate
program in nursing and healthy lifestyles adopted by its students. It is known that the lifestyle adopted
by the individual is co-responsible for their health. Although students are exposed during the course to
a series of classes and seminars that highlight the important relationship between lifestyle and the
maintenance of good health, it is not uncommon to observe the adoption of practices by students that
endanger their well-being. In this study we intended to determine whether there is an improvement in
the students’ lifestyles, when comparing data from students of the initial semester with data from the
students in the last semester of studies. It was also intended to evaluate the teaching activity with regard
to the transmission of knowledge in relation to lifestyle factors, and to propose appropriate structural
and behavioral strategies that would enable an improvement in the lifestyles of the students. We
concluded that the years in university were not able to cause a positive change in the lifestyle of the
students, since the lifestyles of the students of the final period were worse than the lifestyles of students
in the initial period. The professors’ performances related to Health Education for the students' benefit,
varied from professors who discussed relevant topics within the curriculum to those who went beyond
the program, and those who neglected the subject altogether. We suggest a set of measures aimed at
improving the lifestyle of the student such as an expansion in the number of university restaurants, the
easing of access to health services, the rewarding of credits in elective courses in the arts, physical
education among other measures. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15566 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|