Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15279

Title: A abordagem á leitura na educação pré-escolar: contextos de supervisão
Authors: Leal, Eva Lopes
Advisors: Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo descreve a forma como os educadores cooperantes orientam os estagiários, durante o processo de supervisão pedagógica, no sentido de promoverem a leitura na educação pré-escolar. Foi do nosso interesse compreender como os pares de supervisão criam interações e práticas de leitura na tentativa de despertar o interesse das crianças pelos livros e pela literatura infantil. Para tal, procurámos perceber qual a formação específica das inquiridas, quais as suas concepções e práticas pedagógicas no domínio da leitura. A natureza qualitativa deste estudo de caso justifica-se pela necessidade de apreender adequadamente as diferentes perspetivas apresentadas pelas inquiridas nos três contextos de supervisão. Os resultados mostraram-nos que os três pares de supervisão possuíam conhecimentos sobre a abordagem precoce à leitura, tal como desenvolviam frequentemente atividades nesse âmbito. Contudo, o par C destacou-se por apresentar atividades mais consistentes, um ambiente educativo propício à prática da leitura e uma gestão do tempo que integrava dias específicos para a promoção de leitura. Tais resultados demonstraram estar relacionados com a implementação integral de um modelo curricular, assim como com as concepções das entrevistadas sobre o que as crianças devem aprender em idade pré-escolar; ABSTRACT:This study describes how cooperating educators guide the trainees during the process of pedagogical supervision, in order to promote reading in preschool education. It was in our interest to understand how pair interactions create practices of oral reading in an attempt to awake children's interest in books and literature for children. To this end, we tried to figure out the specific training of respondents, what are their conceptions and teaching practices in reading. The qualitative nature of this study case is justified by the need to adequately grasp the different perspectives presented by respondents in the three contexts of supervision. The results showed us that the three pairs of supervision had knowledge about an early approach to reading as they developed activities within this theme. However, the pair C stood out for presenting more consistent activities, an educational environment conducive to the practice of reading and time management which included specific days to promote reading. These results demonstrated to be related to the full implementation of a curriculum model, as well as the views of the interviewees about what children should learn in preschool age.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15279
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação .pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois