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http://hdl.handle.net/10174/15260
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Title: | A educação ambiental como prática da gestão escolar no ensino fundamental |
Authors: | Santos, Vanei Mota dos |
Advisors: | Oliveira, Vitor José Martins de |
Keywords: | Educação Sustentabilidade Gestão Interdisciplinaridade Education Sustainability Management Interdisciplinarity |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo de caso buscou estabelecer um diálogo no campo da gestão
escolar subsidiada por alguns fundamentos da educação ambiental, a fim de investigar e
compreender as práticas de Educação Ambiental, suas contradições e suas
potencialidades, através da gestão, dentro da estrutura e organização vigente da Escola
de Ensino Fundamental. O estudou contou, em concreto, com a participação de
diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores de duas escolas do
ensino fundamental. Considerando as respostas coletadas durante as entrevistas semiestruturadas
com a equipe técnica-administrativa e dos questionários aplicados com os
professores, podemos concluir que a educação ambiental tem sido tratada como temas
transversais isolados, em algumas disciplinas e por alguns professores, sem o resultado
de uma construção coletiva em um processo de desenvolvimento do projeto político
pedagógico; este por outro lado, pareceu constituir-se como um documento, sobretudo
formal, em pouco contribuindo para uma educação ambiental de caráter interdisciplinar; ABSTRACT:This case study sought to establish a dialogue in the part of school management
aided by some fundamentals of environmental education in order to investigate and
understand the practices of Environmental Education, its contradictions and its potential
through the management, within the current elementary school structure and
organization. The study counted in concrete, with the participation of directors, deputy
directors, pedagogical coordinators and teachers from two elementary schools.
Considering the responses collected during semi-structured interviews with the
technical team and administrative and questionnaires with teachers, we can conclude
that environmental education is being treated as transversal themes isolated in some
subjects by some teachers, without result of a collective construction in development
process of Pedagogical Political Project, the other hand, seemed to constitute itself as a
document, especially formal, contributing little to an interdisciplinary environmental
education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15260 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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