Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15237
|
Title: | Envolvimento dos estudantes na escola e perceção de suporte social: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico |
Authors: | Mouchinho, Olinda Isabel Varela |
Advisors: | Melo, Madalena |
Keywords: | Envolvimento dos estudantes na escola Suporte social Grupo de pares Engagement with school Social support Peer group |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O envolvimento dos estudantes na escola tem ganho relevância no âmbito da
comunidade científica. Apesar de não existir um consenso face à sua definição,
todas apontam para o facto do envolvimento se relacionar com a forma como os
estudantes se identificam e valorizam os resultados escolares, bem como, a sua
participação em atividades escolares curriculares e extracurriculares. O suporte
social visto como a perceção que o indivíduo tem de ser valorizado e aceite pelos
outros contidos na sua rede social. A investigação tem demonstrado a relação
existente entre estes dois conceitos. A existência de suporte social, mais
especificamente o estabelecimento de relações positivas com o grupo de pares
parece estar relacionada com um maior envolvimento dos estudantes na escola.
O objetivo do presente estudo é compreender a relação entre o envolvimento
dos estudantes na escola e a perceção de suporte social. O mesmo foi realizado
numa escola em Évora, com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico (335 alunos).
Foram utilizados dois questionários: o QEEE – Questionário acerca do Envolvimento
dos Estudantes na Escola e o QPSS – Questionário de Percepção de Suporte Social.
Os resultados do presente estudo apontam para correlações estatisticamente
significativas entre o suporte social e o envolvimento dos estudantes na escola,
corroborando assim investigações já realizadas; ABSTRACT: Students engagement with school has won relevance within the scientific community. Although there is no consensus over its definition, all point to the fact that the engagement relate to how the students to identify and value the school results as well as their participation in curricular and extracurricular activities. The social support seen as the perception that the individual must be valued and accepted by others contained in your social network. The research has demonstrated the relationship between these both. The existence of social support, specifically the establishment of good relations with the peer group seems to be related to greater student engagement with school.
The aim of this study is to understand the link between student engagement with school and perceived social support. It was conducted in a school in Évora, with students from 2nd and 3th cycles of middle school (335 students). We used two questionnaires: QEEE – Questionnaire about the Student Engagement with School and QPSS – Questionnaire for Perceived Social Support.
The results of this study show statistically significant correlations between social support and students engagement with school, thus confirming previous research. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15237 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|