|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15230
|
Title: | Empowerment e des(envolvimentos) - Escola Profissional de Moura / Estudo de caso |
Authors: | Baião, Antónia de Jesus Vilar |
Advisors: | Candeias, Adelinda Araújo Oliveira, Maria de Fátima Nunes Jorge de |
Keywords: | Empowerment Desenvolvimento Competências Escola Profissional de Moura Empowerment Development Competence Moura Professional School |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O empowerment, afirma-se hoje como um processo transversal aos vários desenvolvimentos: desenvolvimento pessoal e social, desenvolvimento das organizações, desenvolvimento comunitário e desenvolvimento local, entre outros.
A expressão mais directa do empowerment, enquanto processo, materializa-se nos quadros da decisão e da participação cívicas, associado ao conceito de poder, de liderança e de autonomia.
As escolas e os diversos contextos aprendentes podem e deverão constituir-se como agentes promotores do desenvolvimento do empowerment, sendo nossa convicção de que, o conceito, deverá ser apropriado pelos agentes educativos numa perspectiva holística e focalizada na promoção de competências e da excelência dos jovens/alunos/formandos.
Esta é uma exigência ou imperativo dos novos tempos, marcados pela globalização da informação e, consequentemente, pelos novos desafios que se colocam a estes jovens, em termos da competitividade pessoal e profissional.
O presente Trabalho pretende, assim, colocar em reflexão esta matéria e levantar novas questões sobre a mesma, para que se afirmem, neste processo, os envolvimentos para um desenvolvimento harmonioso entre os sujeitos e os diferentes territórios onde se movimentam; ABSTRACT: The empowerment assumes itself today as a transversal process to several
developments: personal and social development, organizations development, local and
community development, and many others.
The most direct expression of empowerment, as a process, materializes on the
specific field of decision and civic intervention, commitment, and social solidarity.
Schools and several other learning contexts are important promoting agents of the
empowerment development, being our true conviction that its concept should be assumed
by the teaching agents on a holistic and focused perspective on the
youngsters/students/trainees excellence and competence promotion.
These global societies where we live in, as well as our cluster located where
interventional development should assume itself as an integrated process, are each time
increasingly challenging, complex, and competitive.
The current work seeks an effective reflection on this chapter, permitting new and
bright prospects which might allow a progression of challenges and of collective
developments. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15230 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|