Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15217
|
Title: | Mancala e sua utilização didáctica |
Authors: | Costa, Carla Maria Ferreira da |
Advisors: | Vinagre, Sandra Maria Santos Silva, Jorge Nuno Monteiro de Oliveira e |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho contribui para uma reflexão em torno dos jogos, em particular os Jogos
Mancala.
Numa primeira parte faz-se uma abordagem dos conceitos de jogar, jogo e Jogo Matem
ático, e são apresentadas possíveis classificações de jogo. Faz-se também uma breve
referência aos Campeonatos Nacionais de Jogos Matemáticos.
Numa segunda parte faz-se uma abordagem histórica dos Jogos Mancala e são descritas
e analisadas as regras de duas das suas variantes: Bao e Omweso. Os Jogos Mancala
são uma excelente família de jogos que podem ser utilizados na sala de aula para desenvolvimento
de inúmeras capacidades, nomeadamente o cálculo mental.
Numa terceira parte são descritas e analisadas as regras de uma outra variante dos
Jogos Mancala, o Ouri, e apresenta-se um Estudo Estatístico com o qual se pretende
identificar a existência ou não de uma correlação entre a capacidade de desenvolver o
cálculo mental e a prática de Ouri; ABSTRACT: The present work has the purpose of contributing to a reflection around the subject
game, in particular the Mancala Games.
The first part approaches the concepts of playing, game, and mathematical game,
and several possible classifications are presented as well as its contribution to the teaching/
learning process. There is also a brief reference to the National Championships of
Mathematical Games.
The second part is about the historical approach of the Mancala Games and the rules
of two of its variants are described and analised: Bao and Omweso. These are an excellent
variety of games that can be used in a classroom.
The third part describes and analises the rules of another variant of the Mancala
Games, the Ouri, and a statistical study is presented that aims to identify the existence of
a correlation between the ability to develop mental calculation and the practice of Ouri. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15217 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|