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http://hdl.handle.net/10174/15205
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Title: | Imprensa escrita e imprensa on-line: concorrentes ou complementares? um estudo do comportamento dos leitores brasileiros da imprensa on-line |
Authors: | Paes, Daysedecarla Gonçalves |
Advisors: | Marreiros, Cristina Isabel Galamba Quaresma, Rui |
Keywords: | Imprensa escrita Imprensa on-line Internet Comportamento do consumidor Leitor Printed media On-line media Internet Consumer behavior and reader |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O aumento acelerado de publicações de notícias na Internet e sua consequente popularização em larga escala, têm levantado uma questão interessante entre jornalistas, estudiosos do assunto, leitores de imprensa on-line e escrita: O impresso irá desaparecer?
Para alguns a Internet não representa uma ameaça às publicações impressas e nenhuma tecnologia, por mais avançada que seja, vai superar a comodidade e o conforto que o impresso oferece aos leitores e consumidores. No entanto, outros afirmam que o impresso está com os dias contados e no futuro tudo será digital. Perante estas modificações tecnológicas nascem questionamentos sobre relação da imprensa escrita e sua versão on-line- Será que estas duas formas de imprensa tendem a canibalizar-se ou a complementar-se?
O presente trabalho procurou contribuir para a avaliação do comportamento e hábitos dos leitores brasileiros e consumidores de jornais on-line, examinando o comportamento deste público e comparando as suas percepções das duas mídias: escrita e on-line.
Esta investigação foi baseada em pesquisas bibliográficas e em informações angariadas por meio do inquérito on-line dirigido aos leitores de imprensa on-line e/ou escrita. A análise dos dados foi consubstanciada em métodos estatísticos não paramétricos.
Conforme as questões exibidas no questionário on-line desta pesquisa, indícios de substituição do jornal impresso pelo jornal on-line são identificados nas respostas dos inquiridos da amostra analisada. No entanto, os respondentes tendem a confiar mais nas versões impressa e a questionar a qualidade das versões on-line. Assim, estes resultados parecem revelar uma possível complementaridade entre o jornalismo impresso e a sua versão on-line; ABSTRACT:The acceleration of news publications on the Internet and its consequent popularity has raised an interesting question among journalists, scholars, readers of on-line and paper press and writing: Will the printed newspaper disappear?
For some, the Internet poses no threat to any printed materials and technology, no mattering how advanced it is, will not overcome the convenience and comfort that printed newspapers or magazines offer to readers and consumers. However, others say that the printed newspaper has its days counted and everything will be digital. Given these technological changes, questions concerning the behavior of readers and about their relationship with press and its on-line version can be raised. Namely, are the printed and digital versions of newspapers cannibalizing or complementing each other?
The present study sought to contribute to the evaluation of behavior and habits of Brazilian readers and consumers of newspapers on-line, by examining the behavior of this public and comparing its perceptions of the two media: printed and on-line.
This research was based on literature review and information gathered through an on-line survey aimed at readers of on-line and/or printed press. Data analysis was done with the use of nonparametric statistical methods.
The answers to the on-line survey show evidence of replacement of the printed newspaper by the newspaper on-line. However respondents still trust more on the printed version and have some doubts about the quality of the online versions. Consequently, the results point to possible complementarity between the printed press and the on-line newspaper. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15205 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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