Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15151
|
Title: | Formas de relacionamento entre pais, alunos e professores |
Authors: | Ferreira, Maria Michelle S. Magalhães C. |
Advisors: | Barbosa, Luís Marques |
Keywords: | Ensino especial Administração escolar Organização do ensino Relacionamento, pais, alunos e professores |
Issue Date: | 2000 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo tem como objectivo conhecer como é que se processam as relações entre os encarregados de educação/pais e a escola, considerando que ambas as instituições desempenham um papel fundamental na educação e formação das crianças e dos jovens na sociedade actual. Assim, pretendemos evidenciar os aspectos (positivos e negativos) que envolvem essa relação. É um estudo de caso, com recurso à metodologia de natureza qualitativa, que se desenvolve em torno de quatro questões fundamentais, pensadas para se obter a compreensão do fenómeno a investigar. No corpus teórico do trabalho consta uma síntese de normativos jurídicos que constituem o enquadramento legal, em Portugal, da relação entre a escola e a família e de aspectos da família, da escola e das suas relações, de forma a permitir um olhar mais abrangente e profundo sobre esta temática. Dado o âmbito do trabalho, a população é constituída por alunos (152), pais ou encarregados de educação (122) e professores/directores de turma (9), todos eles ligados ao 5° ano do ensino básico de uma escola de Lisboa. Os métodos utilizados para a recolha de dados foram os questionários aos alunos e pais ou encarregados de educação e a entrevista semi-estruturada aos professores/directores de turma. Os dados foram analisados através de uma análise de conteúdo e análise descritiva, apresentando-se de forma sistemática. As conclusões do estudo debruçam-se essencialmente sobre três vertentes: as formas de relacionamento encontradas entre a escola e a família, os sentimentos que envolvem essa relação e algumas questões/reflexões sobre formas de a estreitar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15151 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|