|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15147
|
Title: | Plano de marketing revisitado para o sector segurador em Portugal |
Authors: | Gomes, Nuno Rodrigo Vinhas da Costa |
Advisors: | Silvério, Marta |
Keywords: | Plano de marketing Marketing de serviços Sector segurador Marketing plan Services marketing Insurance sector |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objectivo principal deste Trabalho de Projecto é conceber um Plano de Marketing para o Sector
Segurador português. Em termos metodológicos, realizaram-se diversas pesquisas bibliográficas para fazer
o levantamento dos temas em estudo e revisitaram-se dezasseis Modelos de Plano de Marketing da
literatura da última década. A revisão bibliográfica efectuada mostrou que as empresas que não
concebem um Plano de Marketing não desenvolvem tantas actividades de Marketing que lhes possibilitem
implementar com sucesso o conceito e alcance do Marketing. Esta pesquisa permitiu elaborar um Modelo
de Plano de Marketing aplicável ao Sector Segurador. A Análise SWOT foi efectuada com base numa
pesquisa exploratória, com recurso a fontes secundárias e entrevistas semi-estruturadas. Tendo em conta
a Estratégia do Sector e a Análise SWOT, foram estabelecidos os Objectivos de Marketing, a Estratégia de
Marketing, o Plano de Acção, o Plano de Controlo e o Plano de Contingências para o Sector Segurador que,
no seu conjunto, formam o objecto deste Trabalho de Projecto, o Plano de Marketing do Sector Segurador
português, com um horizonte temporal de aplicação até Dezembro de 2012; ABSTRACT:The main objective of this Research Work is to devise a Marketing Plan for the Portuguese Insurance
Sector. In methodological terms, we start for literature revision in order to study sixteen Models of
Marketing Plan from the last decade. According to the literature review, we found that firms which not
conceive a Marketing Plan do not develop the Marketing Activities necessary to implement with success
the concept and scope of Marketing. With this research we create a Model Marketing Plan applicable to
the Insurance Sector. The SWOT Analysis was based on exploratory research, using secondary sources and
semi-structured interviews. Given the Sector's strategy and SWOT Analysis, we define the main objectives
of Marketing Objectives, the Marketing strategy, the Action Plan, the Control Plan and the Contingency
Plan for the Portuguese Insurance Sector which, taken together, form the subject of this Research Work,
the Marketing Plan for the Portuguese Insurance Sector, with a time horizon of application until
December 2012. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15147 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|