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http://hdl.handle.net/10174/15145
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Title: | Relações intertextuais entre pintura e poesia na criação poética de Raul de Carvalho |
Authors: | Rato, Isabel Maria Lourenço dos Santos |
Advisors: | Vilela, Ana Luísa |
Keywords: | Intertextualidade Poesia Pintura Intertextuality Poetry Painting |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Raul de Carvalho, poeta que se destacou na segunda metade do séc. XX português, é
detentor de uma extensa e multifacetada obra (23 volumes publicados, participação em 23
antologias e uma vasta poesia inédita), cuja recepção crítica, embora dispersa, data de 1949
e estende-se até hoje.
Esta poética é atravessada por um discurso para-pictórico, que mobiliza não só
aspectos próprios da iconicidade, intrínseca à linguagem literária (como sejam o uso do
vocabulário da pintura e a técnica de enquadramento), mas também outros, que se reportam
directamente à pintura (intertextualidade exoliterária), e que dizem respeito à inserção das
referências pictóricas nos poemas, à galeria de artistas e obras plásticas evocados e à
ekphasis.
As relações intertextuais entre pintura e poesia, na criação poética do autor,
contribuem para a singularidade desta obra e, pelo valor simultaneamente intersemiótico e
introspectivo, constituem um motivo para a sua inscrição na contemporaneidade; ABSTRACT: Raul de Carvalho, a Portuguese poet prominent in the second half of the 20th
Century, is the author of an extensive and multifaceted work (23 published volumes, 23
appearances in anthologies and a vast collection of unedited poetry), the critical reception of
which, although disperse, dates from 1949 until today.
This poetry has traces of a quasi-pictorial discourse, which uses not only iconic
aspects intrinsic to the literary language (as in the use of painting vocabulary and techniques
of framing), but also others, which refer directly to the world of painting (exoliterary
intertextuality) and which deal with the insertion of pictorial references in the poems, the
gallery of artists and paintings evoked and the ekphasis.
The intertextual relationships between painting and poetry in the author’s poetic
creation contribute towards the singularity of this work and the simultaneous presence of
intersemiotics and introspection provides justification for its inclusion in the contemporary. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15145 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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