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http://hdl.handle.net/10174/15096
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Title: | A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá |
Authors: | Colares, Nelizia Pereira |
Advisors: | Neto, António José |
Keywords: | Educação Ensino fundamental Temática ambiental Educação ambiental Interdisciplinaridade Education Elementary school Environmental issues Environmental education Interdisciplinarity |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo trata da Educação Ambiental e seu desenvolvimento de forma
interdisciplinar no Ensino Fundamental em Escola Pública de Macapá. Procura
responder a questão de partida: a Educação Ambiental, trabalhada interdisciplinarmente
no ensino fundamental em escola pública, pode promover a mediação entre
conhecimentos e a articulação de saberes ambientais? Tem como objetivo analisar o
impacto dos princípios da interdisciplinaridade na Educação Ambiental através do
Projeto Político Pedagógico de uma escola pública, em Macapá. Especificamentenos
desdobramentos dessa educação para essa modalidade de ensino, caracterizando as
percepções sobre meio ambiente e identificando a prática da transversalidade na 8ª Série
do ensino fundamental. Quanto à natureza das variáveis estudadas, esta pesquisa é
classificada como qualitativa, pois aplica questionários estruturados, com escala de
concordância de Likert e entrevista semiestruturada. A bibliografia sustenta a prática
acadêmica tradicional, amplamente difundida nas instituições de ensino, caracterizada
como uma simples continuação da lógica pedagógica do passar de série em cada
disciplina, avaliados de forma paralela, mas não integrados ou inter-relacionados. Os
resultados mostraram que a Educação Ambiental é de natureza interdisciplinar e, por
conseguinte, os saberes especializados, trabalhados em forma de disciplinas, tornam-se
impotentes diante da complexidade das questões ambientais. Como proposta
interdisciplinar pode ser aplicada no ensino fundamental, uma vez que esta se configura
através de um trabalho no qual, os conhecimentos, sempre especializados, buscam a
convergência e, possivelmente, a constituição de um texto único. Ao final são feitas
sugestões de estudos futuros; ABSTRACT:This study is about environmental education and its development in an
interdisciplinary way in elementary school at a public school in Macapá. It tries to
answer the following question: Can environmental education, associated with school
subjects in public elementary schools, mediate knowledge and the articulation of
environmental knowledge? This work aims at analyzing the impact of the principles of
interdisciplinarity in the teaching of environmental education over the Pedagogical
Political Project of a public school in Macapá. It specifically analyzes the developments
of this education for this type of teaching, and characterizes the perceptions of the
environment and identifies the practice of mainstreaming in the 8th grade of elementary
school. Regarding the nature of the variables studied, this work is classified as a
qualitative research once structured questionnaires based on Likert scale and a semistructured
interview were applied. The literature supports the traditional widespread
academic practice of educational institutions which is characterized as a simple
continuation of the pedagogical rationale. The students’ main goal is to be approved in
their school exams. These tests are evaluated in a parallel but not integrated or
interrelated way, though. The results showed that environmental education has an
interdisciplinary nature and, therefore, the specialized knowledge, worked as school
subjects, becomes powerless due to the complexity of environmental issues. The
environmental education can be applied in elementary school as an interdisciplinary
proposal once it is based on a work in which specialized knowledge seeks the
convergence and possibly the formation of a single text. At the end, suggestions for
future studies are made. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15096 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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