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http://hdl.handle.net/10174/15081
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Title: | Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior |
Authors: | Sítima, Helena Isabel Figueira Corchado |
Advisors: | Pires, Heldemerina Samutelela |
Keywords: | Perceção do suporte social Adaptação Ensino superior Perception of social support Adaption Higher education |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente dissertação procurou investigar a relação existente entre as variáveis do
suporte social percebido e a adaptação ao Ensino Superior numa amostra de 150
estudantes, pertencentes ao segundo e terceiro anos de várias licenciaturas da Universidade
de Évora. Para tal recorreu-se à aplicação do Questionário de Suporte
Social, na sua versão Portuguesa (SSQ6; 2002) e do Questionário de Vivências Académicas
na sua versão reduzida (QVA-r; 1999). Verificou-se a existência de algumas
correlações significativas entre as variáveis da perceção do suporte social e as dimensões
da Adaptação. Foi, também, possível verificar que existem diferenças de perceção
de suporte social e de adaptação face às variáveis género e ano frequentado. Na
variável local de residência, não foi possível verificar diferenças significativas; ABSTRACT:The present dissertation aimed to investigate the relation that exists between the variables
of social support perceived and the adaptation to Higher Education with a sample
of 150 students that were attending the 2nd and the 3rd year of different Graduate Degree
courses at the University of Évora. To accomplish this task, the Portuguese version
of the Social Support Questionnaire was used (SSQ6; 2002), as well as the reduced
version of the Questionnaire of Academic Performance (QVA-r; 1999). In was
found that there are some significant correlations between the variables of the perception
of social support and the dimensions of Adaptation. It was also possible to verify
that there are differences of perception of social support and adaption in what concerns
the variables of gender and school year that the students were attending. Regarding
the variable that refers to the place of residence, it wasn´t possible to see significant
differences. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15081 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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