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http://hdl.handle.net/10174/15019
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Title: | Criatividade e inovação em contexto empresarial - Estudo da relação entre as atitudes criativas e as práticas inovadoras em microempresas e PME |
Authors: | Nunes, Florbela da Conceição Mantinhas |
Advisors: | Candeias, Adelinda Araújo |
Keywords: | Criatividade Inovação Atitude criativa Práticas inovadoras Creativity Innovation Creative attitude Innovative practices |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Apesar de a literatura evidenciar a urgência da criatividade e da inovação nas empresas,
não se encontraram pesquisas que analisem, especificamente, a relação entre as atitudes
criativas e as práticas inovadoras. Assim, o presente trabalho de investigação pretendeu
dar resposta a uma questão central: que relação existe entre as atitudes criativas dos
empresários e as suas práticas empresariais inovadoras?
Tendo como objetivo estabelecer uma relação entre essas variáveis no contexto das
Microempresas e PME sedeadas em Portugal Continental, foi inquirida uma amostra
constituída por 274 empresários, através de um inventário de práticas empresariais
inovadoras e uma escala de autoperceção de atitudes criativas, construídos para o efeito.
O tratamento dos dados recolhidos assentou na análise estatística, com recurso ao
programa informático PASW Statistics e dividiu-se em duas fases: a análise das
características métricas dos instrumentos e o estudo das hipóteses.
A avaliação das características métricas dos instrumentos de recolha dos dados começou
com um estudo piloto, que permitiu avaliar a sua sensibilidade, fidelidade e validade e
confirmou-se num estudo principal, cujos resultados apontam para instrumentos com a
robustez necessária, medindo os construtos para os quais foram desenvolvidos. Para o
efeito recorreu-se à estatística descritiva, à análise de componentes principais para
dados categóricos e à análise fatorial exploratória, com recurso à análise de
componentes principais.
Da operacionalização da questão de investigação definiram-se as hipóteses, para cujo
teste se recorreu ao estudo de correlação, à análise de variância e à análise do valor
preditivo das variáveis. Os resultados estabelecem uma relação entre as variáveis e
confirma-se parcialmente a hipótese de trabalho, apontando a influência das atitudes
criativas sobre as práticas empresariais inovadoras; ABSTRACT: Although literature highlights the urgency of creativity and innovation in enterprises, no
studies were found that specifically examine the relationship between creativity
attitudes and innovative practices. So, this research intended to address a central
question: what kind of relationship exists between creative attitudes of entrepreneurs
and their innovative business practices?
Facing the objective of establishing the relationship between attitudes towards creativity
and innovative business practices in the context of Micro and SMEs, based in mainland
Portugal, a sample of 274 entrepreneurs has been inquired through an inventory of
innovative business practices and a scale of self-rated creative attitudes, both built from
scratch.
Using computer program PASW Statistics, the data collected was treated through
statistical analysis, divided in two phases: the analysis of metric characteristics of the
instruments and the study of hypotheses.
The evaluation of the metric characteristics of the instruments of data collection began
with a pilot study to assess their sensitivity, reliability and validity and was confirmed in
the main study, where results showed the instruments robustness, by measuring the
constructs for which the instruments have been developed. For this purpose we used
descriptive statistics, principal components analysis for categorical data and exploratory
factor analysis, again using the principal component analysis.
Through the operationalization of the research question, hypotheses were defined, and
tested with study correlation, analysis of variance and analysis of the predictive value of
variables. The results point to a relationship between the variables partially confirming
the research hypothesis, showing the influence of attitudes towards creativity in
innovative business practices. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15019 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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