Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15001
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literária |
Authors: | Bento, Inês Brites |
Advisors: | Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva |
Keywords: | Educação pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Promoção de uma educação literária Literatura de potencial receção infantil Formação de leitores críticos e reflexivos Fruição leitora Pre-school education 1º cycle of primary education Formentation of a literary education Children´s literature Formation of critical and reflective readers Joy of reading |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, no âmbito das unidades
curriculares Práticas de Ensino Supervisionadas em educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do
Ensino Básico, as quais decorreram na Escola Básica com Jardim de Infância Manuel
Ferreira Patrício, escola sede do Agrupamento n.º 1 de Évora.
A temática da investigação-ação realizada foi a promoção de uma educação literária, e
o principal objetivo da mesma centrou-se em compreender de que modo se pode contribuir
para a formação de leitores literários críticos e reflexivos. Neste âmbito emerge a necessidade
de contextualizar a ação, assim como os contextos educativos nos quais foi desenvolvida a
prática.
Este documento encontra-se organizado em cinco capítulos, precedidos por uma
introdução e sucedidos de uma conclusão. Num primeiro capítulo consta a teoria que sustenta
a temática investigada; num segundo capítulo é realizada a contextualização da ação e
contextos educativos de intervenção; o terceiro capítulo alude à metodologia utilizada; no
quarto capítulo é realizada a reflexão, análise e interpretação dos dados; e no último capítulo
reflete-se, analisa-se e interpretam-se os dados relativos a um projeto de cariz literário
desenvolvido numa parceria escola-família; Abstract:
This report was written as part of the Master's degree in Pre-school Education and
Teaching of the 1st cycle of Basic Education, more specifically, in the context of the courses
Practice Supervised Teaching in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education
and it took place at Escola Básica/Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício, school office
from the cluster nr. 1 from Évora.
The subject of the research-action developed was promoting a literary education in
which the main goal has focused on the understanding of how to contribute for the training of
literary, critical and reflective readers. In this context emerges the need to contextualize the
action, as well as the educational contexts in which the practice was developed.
This work is structured in five chapters, preceded by an introduction and succeeded by
a conclusion. The first chapter includes the theory behind the investigated subject; the second
chapter held the contextualization of action as well as the educational contexts of
intervention; the third chapter refers to the methodology used for this work; in the fourth
chapter it is performed the analysis, reflection and interpretation of data; in the last and fifth
chapter it is performed a reflection, analysis and interpretation of the data related to a literary
project developed in an association between school-family. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15001 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|