Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14990
|
Title: | A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional |
Authors: | Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rocha |
Advisors: | Baltazar, Maria da Saudade Santos, Marcos Olímpio Gomes dos |
Keywords: | Competências Formação profissional Inclusão social Grupos multiproblemáticos Formador/gestor Competencies Vocational training Social inclusion Multiproblematic groups Trainer/manager |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A evolução do processo de globalização provocou transformações nos processos produtivos e no mercado de trabalho, nas relações laborais e na qualificação dos recursos humanos, onde a formação profissional adquire especial importância no desenvolvimento social e económico das sociedades. Este trabalho pretende identificar e caracterizar as principais dificuldades que os gestores/formadores atravessam na sua intervenção junto de grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional, incluindo uma definição deste tipo de grupos baseada nas experiências relatadas pelos entrevistados na sua intervenção em ações de formação profissional. Apresenta também propostas que focam o desenvolvimento de competências de gestão e interação destes profissionais junto dos grupos com os quais trabalham em contexto formativo. Estas propostas visam a melhoria das competências dos gestores/formadores repercutindo-se assim numa maior eficácia do processo formativo e de inclusão social dos indivíduos que compõem estes grupos multiproblemáticos; ABSTRACT:The evolution of the globalization process led to changes in production processes and the labor market, labor relations and human resources qualification, where the vocational training is particularly important in the social and economic development of societies. This paper aims to identify and characterize the main difficulties that managers / trainers have in their intervention with multiproblematic groups in a vocational training context. It focus also on the development of proposals to improve management and training skills of managers / trainers that work specifically with multiproblematic groups, thus reflecting a greater effectiveness of the training processes and social inclusion of the individuals that compose them. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14990 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|