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http://hdl.handle.net/10174/14944
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Title: | Avaliação dos recursos humanos - influência da avaliação de desempenho na gestão de uma instalação desportiva |
Authors: | Martins, Ana Elvira Neves |
Advisors: | Sanchez Hernandez, Maria Isabel |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O mundo moderno vem sendo objeto de profundas e aceleradas
transformações — económicas, políticas e sociais — que têm levado as
organizações a adoptarem estratégias diferenciadas e criativas para elevar a
sua qualidade de gestão e de serviços. A eficiência e eficácia dos processos
utilizados numa organização são hoje em dia fundamentais para alcançarem os
seus objetivos organizacionais.
A crescente evolução, na área do desporto em todas as suas manifestações
requer uma participação competente para gerir as mais complexas situações
sem perder tempo, principalmente nos dias atuais em que se exige resultados
imediatos. Para isso é fundamental uma gestão de recursos humanos
adequada e uma avaliação sistemática e contínua do desempenho de cada um
dos membros da organização. Assim sendo, este trabalho tem como principal
objetivo analisar e dar a conhecer o processo avaliativo de uma instituição
pública, nomeadamente uma Câmara Municipal, em particular o Serviço de
Desporto. Através da realização de entrevistas a todos os funcionários desse
mesmo serviço, tentámos obter uma visão geral do modelo aplicado, do grau
de satisfação dos funcionários relativamente ao processo e ao modelo
avaliativo, bem como percecionar como a classificação obtida influencia o
desempenho dos funcionários. Tentámos ainda percecionar quais as
vantagens e as desvantagens, segundo os funcionários, que advêm da
aplicação do modelo assim como a influencia da classificação na estrutura da
organização. Após essa análise verificamos que existe um desconhecimento
do modelo avaliativo por parte dos entrevistados. Através da análise realizada,
verificou-se que não existem vantagens na aplicação do mesmo e poucos são
os funcionários que possuem conhecimento das fases em que este se
desenrola. Apesar de não existir nenhum benefício, verificamos que todos os
funcionários estão de acordo com a realização da avaliação dos recursos
humanos referindo que uma avaliação justa e objetiva traria vantagens num serviço e na gestão das instalações desportivas; ABSTRACT: The modern world has been the subject of deep and fast changes - economic,
political and social - that have led organizations to adopt different strategies and
creative to raise their quality of management and services. The efficiency and
effectiveness of the processes used in an organization are now fundamental to
achieve their organizational goals.
A growing trend in the area of sport in all its manifestations requires
participation competent to manage the most complex situations without losing
time, especially nowadays which requires immediate results. For this it is
imperative that a proper human resource management and a systematic and
continuous evaluation of the performance of each member of the organization.
Therefore, this work has as main objective to analyze and publicize the
evaluation process of a public institution, including a town hall, in particular the
Office of Sport. By conducting interviews with all employees that service, we
tried to obtain an overview of the model, the degree of employee satisfaction
regarding the process and the evaluation model, as well as the classification
obtained influences employee performance. We tried perception what
advantages and disadvantages, according to employees, arising out of the
application of the model as well as the influence of the classification structure of
the organization. After this analysis we find that there is a lack of evaluation
model by the interviewees. Through analysis, it was found that there are
advantages in its application and there are few employees who have knowledge
of the phases in which it unfolds. Although there is no benefit, we find that all
employees comply with the performance evaluation of human resources stating
that a fair and objective assessment would benefit a service and management
of sports facilities. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14944 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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