Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14901

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: interações promotoras de aprendizagens de qualidade
Authors: Gaisita, Rita Isabel Aresta
Advisors: Folque, Assunção
Keywords: Interação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Crianças
Adultos
Interaction
Learning
Development
Children
Adults
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório corresponde a uma descrição refletida do trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizada no Centro Social Paroquial S. João de Deus e na Escola da Vista Alegre, em Évora, respetivamente. Com a realização do presente trabalho, tentei dar resposta a alguns objetivos delineados previamente, nomeadamente compreender quais as características referentes às interações de qualidade entre as crianças, promover um clima relacional rico em interações, perceber em que medida as interações entre as crianças influenciam as suas aprendizagens e ainda, contribuir para o desenvolvimento das interações entre as crianças promotoras da sua aprendizagem. Neste sentido, procedeu-se à construção do enquadramento teórico, que visa aprofundar os conhecimentos relativos ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, tendo em conta o estudo das interações. Para além da fundamentação teórica, importa realçar a importância dos instrumentos utilizados durante a PES, que contribuíram para a recolha de dados, possibilitando o alcance dos objetivos propostos. Assim sendo, face ao tema “interações promotoras de aprendizagens de qualidade”, foram promovidos momentos ricos em interações, tendo em conta a articulação de conteúdos. Em relação aos resultados obtidos, os mesmos foram ao encontro dos objetivos propostos, uma vez que demonstraram que os momentos de interações são propícios de aprendizagem. Compreende-se, deste modo, que as interações são uma mais-valia na educação das crianças; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary School: Interactions promoting quality of learning. Abstract: This report corresponds to a reflected description of the work carried on the Supervised Teaching Practice in Preschool and Primary school, held at the Centro Social Paroquial S. João de Deus and the School of Vista Alegre in Évora, respectively. In this report, I tried to address some goals outlined previously, namely understand what features related to the quality interactions among children, foster a rich relational climate interactions, realize the extent to which interactions between children influence their learning and also contribute to the development of interactions between children promoting their learning. The theoretical framework, aimed to enhance the knowledge about the development and learning of children, taking into account the study of interactions. In addition to the theoretical basis, it is noted the importance of the research tools used during the PES, which contributed to the collection of data, enabling the achievement of objectives. Thus, according to the theme "interactions that promote quality learning" moments were promoted rich interactions, taking into account the articulation of content. Regarding the results obtained, they were to meet the proposed objectives, as demonstrated that the moments of interactions are conducive to learning. It is understandable, therefore, that the interactions are an asset in educating children.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14901
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré- Pri – Interações promotoras de aprendizagens de qualidade.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois