Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14831

Title: Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos
Authors: Inocêncio, Serafim António Martins
Advisors: Neves, Arminda Maria Ramos
Keywords: Liderança
Estilos de liderança
Tomada de decisão
Clima organizacional
Motivação/satisfação
Leadership
Leadership styles
Decision taking
Organizational climate
Motivation/satisfaction
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo tem como principal objectivo, relacionar as características da liderança com o clima organizacional, partindo de cinco dimensões: estilos de liderança, motivação/satisfação, interacção/influência, comunicação e tomada de decisão. O trabalho divide-se em duas partes, correspondendo cada uma delas a uma das vertentes em que a tese que defendemos se desdobra: teórica e empírica. A primeira inclui a evolução da administração educativa em Portugal; as teorias organizacionais; as imagens organizacionais da escola; a função directiva na escola; a tomada de decisão; as teorias da liderança; e o clima organizacional. A segunda é dedicada ao estudo empírico e centra-se num paradigma qualitativo através de um estudo de caso comparativo de duas escolas distintas. O desenvolvimento deste estudo envolveu, questionários a professores e alunos, e entrevistas semi-estruturadas, a membros de dois órgãos formais (Conselho Executivo e Conselho Pedagógico). As principais conclusões retiradas da análise dos dados apontam para a estreita relação entre as duas variáveis do estudo (liderança e clima organizacional), destacando-se a influência de alguns factores muito importantes na grande variabilidade de percepções dos professores e alunos. /**Abstract - This study has as main objective, to relate the characteristics of the leadership with the organizational, climate, leaving of five dimensions: leadership styles, motivation/satisfaction, interaction/influence, communication and decision taking. The work is separated in two parts, corresponding each one of them to one of the aspects in that the theory that we defend is unfolded: theoretical, and empirical. The first includes the evolution of the educational administration in Portugal; the organizational theories; the organizational images of the school; the directive function in the school; the decision taking; leadership theories; and the organizational climate. The second is dedicated to the empiric study and it is centered in a qualitative paradigm through a study of a comparative case of two different schools. The development of this study involved, questionnaires to teachers and students, and semi-structured interviews to members of two formal organs (executive council and pedagogic council). The main conclusions to be reached from the data analysis stresses the narrow relationship between the two variables of the study (leadership and organizational climate), standing out the influence of some very important factors in the great variability of the teachers and students perceptions.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14831
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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