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http://hdl.handle.net/10174/14826
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Title: | Avaliação da qualidade percebida e satisfação dos utentes duma clínica de radiologia de Lisboa |
Authors: | Magalhães, João Nuno Saraiva de Sá |
Advisors: | Silva, Carlos Alberto da Ribeiro, Ricardo Miguel da Silva Teresa |
Keywords: | Radiologia SERVPERF Qualidade Satisfação do utente Radiology SERVPERF Quality Customer satisfaction |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo pretende avaliar a qualidade percebida e satisfação dos utentes
duma clínica de radiologia de Lisboa, procurando dinamizar o serviço de prestação de
cuidados de saúde da mesma através da criação de manuais de boas práticas.
O desenho metodológico adoptado consistiu no preenchimento de um
questionário por parte dos participantes que se deslocaram à referida clínica para
realizar exames no Serviço de Radiologia. Este questionário surgiu através da adaptação
do modelo proposto por Ramsaran-Fowdar (2005), entre outros, e sua modificação em
SERVPERF. A recolha dos dados efectiva decorreu entre 5 e 16 de Abril de 2010, na
referia Clínica.
Através da análise dos dados, constatou-se que: a) a estrutura de percepção dos
atributos da qualidade percebida dos utentes do serviço de radiologia da Clínica de
Santo António é composta não pelos factores do modelo SERVPERF, mas sim por dois
factores através da análise factorial por componentes principais; b) a satisfação dos
utentes do serviço de radiologia da Clínica de Santo António está correlacionada com os
factores dos atributos da qualidade, bem como com a qualidade, em geral, e a imagem
percebida dos serviços prestados; c) os aspectos que contribuem para a percepção dos
factores de qualidade de relacionam essencialmente com características próprias de cada
individuo e a percepção dos factores de qualidade não interfere com experiências
anteriores, nem no próprio serviço nem de outros serviços; ABSTRACT: This study aims to assess the perceived quality and user satisfaction of a
radiology clinic in Lisbon, seeking to boost the service of providing the health care by
creating best practice manuals.
Our methodology adopted consisted of completing a questionnaire by the
participants who were visiting the clinic for tests in the radiology department. This
questionnaire came by adapting the model proposed by Ramsaran-Fowdar (2005),
among others, and its amendment in SERVPERF. The actual data collection ocoured
between 5 and 16 April 2010, in the Clinic.
Through data analysis, we found that: a) the structure of perception of the
attributes of perceived quality of users of the Santo Antonio’s Clinic radiology
department is made not by factors SERVPERF model, but for two factors by analyzing
factorial principal component b) the satisfaction of users of the radiology department of
the Santo António’s Clinic is correlated with the factors of quality attributes, as well as
the quality in general and the perceived image of the services rendered; c) aspects that
contribute to the perception of the quality factors relate primarily to characteristics of
each individual and the perception of quality factors do not interfere with previous
experience, or its own service or other departments. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14826 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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