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http://hdl.handle.net/10174/14808
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Title: | O jardim de flores; O jardim de cor |
Authors: | Santos, Fernando Pedro Ferreira dos |
Advisors: | Carapinha, Aurora da Conceição Parreira |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo estudar a cor como elemento de valor
fundamental da identidade do jardim, criando em paralelo uma base de
trabalho com referências para a elaboração de planos de plantação. A
investigação baseia-se na ligação de dois ofícios – a pintura e a arquitetura
paisagista – centrando-se no período do final do século XIX, nas obras de
Vincent van Gogh e Gertrude Jekyll. Apresentam-se teorias da cor então
produzidas, realçando a sistematização realizada por Chevreul e a sua
relevância para a evolução nas duas profissões, analisando esta evolução
através do testemunho da correspondência de Van Gogh e do livro Colour
Schemes for the Flower Garden de Gertrude Jekyll. Com os seus testemunhos
diretos, procuram-se as suas metodologias de trabalho, enquanto criadores de
conceitos que podem ser interpretados em novos jardins. A investigação
termina com a elaboração de planos de plantação com base nas obras
referidas, e a apresentação de um leque de plantas (paleta de cores) para a
sua execução; ABSTRACT: This thesis has the purpose of studying colour as a key element of a garden
producing, at the same time, a working base with references for new planting
plans. A connection is made between two crafts – painting and landscape
architecture – focusing this study on the late XIX century, on the work of Vincent
van Gogh and Gertrude Jekyll. Colour theories, developed during this period,
are presented, especially the one made by Chevreul, and the influence his
studied had, relating it with the evolution of these two crafts and artists. The
correspondence of Van Gogh and the Jekyll’s book Colour Schemes for the
Flower Garden are the main source of information, for they are a personal
testimony of their thoughts and work methods, and a source for future ways of
creating gardens. Colour themes are organized from Van Gogh´s paintings, as
reference for new planting plans, and from the knowledge of Jekyll´s
vocabulary, her long gone Spring Garden at Munstead Wood is recreated using
his colours and plants. To help the planting, a palette made of Jekyll´s flowers for
the spring garden is made. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14808 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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