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http://hdl.handle.net/10174/14707
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Title: | O que resta da acção do corpo no processo criativo da media art. Análise da obra Osmose de Char Davies |
Authors: | Matos, Sílvio Alexandre Rato de |
Advisors: | Gil, Ana Godinho |
Keywords: | Corpo Processo criativo Pressentimento Deambular Resto Interior Artista Espectador Media art Imersão Afectos Pele Perspectivar Consciência Body The creative process Sensation Rambling Remains Inside Artist Spectator Media art Immersion Affects Skin Perspective Consciousness |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo aproxima-se da área artística da media art, tendo em conta o tipo
de ligação que o corpo estabelece com as ferramentas tecnológicas utilizadas.
Intimamente ligado a este facto, importa observar que corpo é este que entra no
processo criativo do artista e o tipo de acção que têm perante as matérias de expressão.
O facto desta pesquisa conter um lado subjectivo e pessoal, levou a que
procurasse o tipo de corpo que pretendia estudar, bem como os seus efeitos aquando da
manipulação das matérias artísticas. Esta pesquisa acerca do corpo, baseou-se em muito
no estudo de um autor especialista no assunto, o filósofo José Gil.
Intimamente ligado a esta investigação está o trabalho prático Flow, que se
insere no formato de uma instalação audiovisual em circuito fechado de vídeo e
projecção.
A obra Flow, foi ganhando consistência à medida que se cruzou a pesquisa
teórica e bibliográfica realizada, sendo que alguns dos artistas tratados têm qualquer
coisa em comum, seja pelas semelhanças na forma como encaram a participação do
corpo do espectador, seja pela experimentação durante o processo criativo.
De uma forma mais circunscrita, realizo uma análise da obra Osmose de
Charlotte Davies, bem como do seu fazer artístico, que acabou por resultar num ponto
fundamental do eixo central de todo o trabalho, ao ponto de ser integrada no título da
dissertação.
O estudo em torno do processo criativo do artista baseia-se na perspectiva de
Gilles Deleuze, principalmente pelas relações entre artista, espectador e obra, bem como
as percepções que atravessam estas três entidades; ABSTRACT: This study approaches the artistic field of media art, taking into account the
type of connection that provides the body with the technological tools used. Closely
connected with this fact should be noted that this body is going into the artist's creative
process and the type of action that they have with the art materials.
The fact that this research include a personal and subjective side, led to seek
the kind of body that wanted to study, and their effects during manipulation of art
materials. This research about the body was based on a study of the subject matter
expert author, the philosopher José Gil.
Associated with this research is the practical part - Flow, which falls in the
form of an audiovisual installation in a closed circuit video and projection.
The work Flow, gained consistency as I crossed the literature and theoretical
research carried out, and treated some of the artists that had something in common, with
similarities in the way we view the participation of the viewer's body, or by tests during
creative process.
In a more limited way, I conducted an analysis of the work Osmose of
Charlotte Davies, as well as her artistic practice, which eventually resulted in a
fundamental point of the central axis of the dissertation, at a point of being integrated in
the title of the dissertation.
The study about the artist's creative process is based on the perspective of
Gilles Deleuze, especially the relationships between artist, viewer and work, as well as
the perceptions that cut across these three entities. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14707 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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