Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14704
|
Title: | Estudo sobre as necessidades de formação contínua em química e planificação de uma acção de formação |
Authors: | Gomes, Catarina Ferreira |
Advisors: | Teixeira, Dora Maria Fonseca Martins Ginja |
Keywords: | Química laboratorial Professores de física e química Formação contínua Laboratorial chemistry Physics and chemistry teachers Continuos professional development |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho centra-se, numa primeira parte, no estudo das
necessidades e preferências dos professores de Física e Química relativamente aos
conteúdos que gostariam de ver aprofundados numa acção de formação
contínua. Para tal, realizou-se uma investigação nas escolas de 3º Ciclo e
Secundário do Distrito de Évora,
As informações necessárias ao estudo foram recolhidas através da aplicação
de um questionário.
A análise dos resultados permitiu uma caracterização do perfil dos inquiridos,
assim com a determinação das suas preferências face ao tema, metodologia,
perfil da acção, calendarização anual e carga horária, relativamente a Formação
Contínua.
Com base nestas informações, numa segunda parte, foi planificada uma
acção de formação contínua estruturada para ser ministrada na Universidade de
Évora e acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua,
tendo como tema principal o conteúdo mais seleccionado pelos inquiridos:
Química e Industria - Equilíbrios e desequilíbrios e que contempla uma importante
componente laboratorial; ABSTRACT:In this work is developed a study on the needs and peferences of
continuous professional development activities, for Physiscs and Chemistry high
school teachers, and the planning of an adequade training course, based on an
investigation with 3rd cycle and secondary schools of the Évora district.
Data necessary for the empirical part of the study was collected through a
survey questionnaire.
Building on the knowledge arising from the survey questionnaire responses
analysis, a training session/event was planned and designed to be held at Évora
University and to be certified by the Scientific-Pedagogical Council for Continuous
Training of Portugal. The training session was focused on the content selected by
most respondents: Chemistry and Industry - balances and imbalances and
contemplates an importante laboratorial component. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14704 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|