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http://hdl.handle.net/10174/14631
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Title: | Uma nota sobre a criação e utilização de jogos pedagógicos nas aulas de matemática |
Authors: | Martins, Ana Júlia Galrão |
Advisors: | Silva, Jorge Nuno |
Keywords: | Sucesso escolar Ensino-aprendizagem da Matemática Jogos Motivação Educational attainment Teaching and learning of mathematics Games Motivation |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Com esta investigação pretendemos contribuir para o melhoramento dos
resultados de aprendizagem na área da Matemática dos alunos da turma do terceiro e
quarto anos da Escola Básica do Primeiro Ciclo de Serra da Vila. Assim sendo,
procurámos elaborar jogos de ensino e aprendizagem que permitissem criar nos alunos o
gosto pela Matemática tornando as aprendizagens nesta área potencialmente
significativas. Para o efeito, criámos e usámos jogos com base nos gostos e preferências
que os alunos revelaram em actividades de ocupação de tempos livres e nas dificuldades
que estes apresentaram na aplicação de alguns conceitos do programa de ensino.
Tratar-se de um estudo quase-experimental, onde intervieram duas turmas do
terceiro e quarto anos do Primeiro ciclo do Ensino Básico. A turma da escola da Serra
da Vila funcionou como grupo experimental e a turma da escola da Bordinheira como
grupo de controlo.
Na parte final do trabalho, comparámos os resultados obtidos pelos alunos antes
e depois da aplicação dos jogos e verificámos que após a utilização dos jogos nas aulas
de Matemática houve uma mudança positiva nos resultados obtidos pelos alunos.
Assim, concluímos que os jogos criados a partir dos interesses dos alunos, revelam
algumas potencialidades no aperfeiçoamento da postura dos alunos, da turma em estudo
face às aulas de Matemática, como também na obtenção de melhores resultados nas
fichas de avaliação, permitindo o aumento do sucesso dos alunos nesta área; ABSTRACT: Com esta investigação pretendemos contribuir para o melhoramento dos
resultados de aprendizagem na área da Matemática dos alunos da turma do terceiro e
quarto anos da Escola Básica do Primeiro Ciclo de Serra da Vila. Assim sendo,
procurámos elaborar jogos de ensino e aprendizagem que permitissem criar nos alunos o
gosto pela Matemática tornando as aprendizagens nesta área potencialmente
significativas. Para o efeito, criámos e usámos jogos com base nos gostos e preferências
que os alunos revelaram em actividades de ocupação de tempos livres e nas dificuldades
que estes apresentaram na aplicação de alguns conceitos do programa de ensino.
Tratar-se de um estudo quase-experimental, onde intervieram duas turmas do
terceiro e quarto anos do Primeiro ciclo do Ensino Básico. A turma da escola da Serra
da Vila funcionou como grupo experimental e a turma da escola da Bordinheira como
grupo de controlo.
Na parte final do trabalho, comparámos os resultados obtidos pelos alunos antes
e depois da aplicação dos jogos e verificámos que após a utilização dos jogos nas aulas
de Matemática houve uma mudança positiva nos resultados obtidos pelos alunos.
Assim, concluímos que os jogos criados a partir dos interesses dos alunos, revelam
algumas potencialidades no aperfeiçoamento da postura dos alunos, da turma em estudo
face às aulas de Matemática, como também na obtenção de melhores resultados nas
fichas de avaliação, permitindo o aumento do sucesso dos alunos nesta área; ABSTRACT: With this research we intend to contribute for the improvement of mathematics’
learning results of the students of third and fourth grades of Elementary School of Serra
da Vila . In this way, we tried to create pedagogical games to induce in pupils the
motivation for learning this subject. With this purpose, we created and used games
based on the preferences that students revealed in school and in the difficulties they
have showed in the application of some curricular concepts.
It is an almost-experimental study, where two classes from the third and fourth
grades of Elementary schools participated. The class from Serra da Vila school worked
as an experimental group and the class of Bordinheira school as a control one.
In the final part of the work, we compare the results obtained by the students
before and after the application of the games, and we found that after its use there was a
positive change in their results. Thus, we concluded that these games created from tastes
and preferences of pupils show some potential on improving pupils' attitude in the class
under study towards math lessons, and also in obtaining better results in the evaluation
tests, allowing to increase students’ success in this area. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14631 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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