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http://hdl.handle.net/10174/14623
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Title: | A adoção e implementação das aplicações de social media: caso: as grandes empresas portuguesas |
Authors: | Guerra, Nuno José Martins |
Advisors: | Silvério, Marta da Conceição Cruz Quaresma, Rui Filipe Cerqueira |
Keywords: | Social media E-marketing Comunicação integrada de marketing Social media E-marketing Integrated marketing communication |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente tese visa a caracterização da situação atual de adoção e
implementação do social media no seio das grandes empresas em Portugal. A expressão
social media representa um conjunto de meios e ferramentas online e/ou mobile, que
permitem a partilha e discussão de informação entre pessoas.
A metodologia de investigação adotada seguiu uma metodologia empírica,
transversal por via de sondagem. O estudo empírico baseia-se numa amostra de 138
grandes empresas portuguesas distribuídas por 27 setores de atividade. A recolha dos
dados primários foi efetuada através de um questionário de tipo estruturado
disponibilizado pela via online. A análise de dados foi efetuada com base nas técnicas
estatísticas de tipo não paramétrico, designadamente o Qui-Quadrado (análise bivariada)
e o Modelo de Regressão Logit (análise mutlivariada). Foram formulados 4 testes de
hipóteses para verificar a associação entre a variável dependente referente à adoção do
social media e as variáveis independentes: setor de atividade da empresa, operação em
mercados internacionais, idade dos consumidores e tipo de canal utilizado.
Das 138 empresas inquiridas, 59,5% confirmaram terem tomado a decisão de
adotar plataformas/aplicações do social media na sua estratégia de comunicação. A
análise da adoção e implementação incidiu sobre 8 plataformas/aplicações do social
media. Dos resultados apresentados, verificou-se que o Facebook, o Youtube e o Twitter
são as plataformas/aplicações a que as empresas da amostra mais recorrem para o
exercício da sua atividade. As principais vantagens referidas pelos gestores para
justificar a adoção do social media foram a sua utilidade para apresentarem os novos
produtos e serviços da empresa e o facto de ajudar a aumentar a notoriedade da marca.
Entre as principais desvantagens apontaram-se as dificuldades de avaliação da sua
eficácia, bem como a possibilidade de surgirem comentários negativos acerca da
empresa; “Social media Applications Adoption and Implementation.
Case: Large Sized Portuguese Enterprises.”
ABSTRACT:
This thesis aims at characterizing the current state of adoption and
implementation of social media within large companies in Portugal. The term social
media is a set of resources and tools online and / or mobile, which allow the sharing of
information and discussion between people.
The research methodology adopted followed an empirical methodology. The
empirical study was based on a sample of 138 large Portuguese companies spread
across 27 industries. The collection of primary data was performed through the use of a
structured type online questionnaire. Data analysis was performed based on statistical
techniques of a nonparametric type, including Chi square (bivariate analysis) and Logit
Regression Model (multivariate analysis). Four hypothesis tests were formulated to
verify the association between the dependent variable related to the use of social media
and the independent variables, sector of activity of the company, the operation in
international markets, the age of consumers and the type of channel used.
Of the 138 companies surveyed, 59.5% confirmed that they made the decision to
adopt social media platforms in their communication strategy. The analysis of the
adoption and implementation focused on 8 social media platforms. The results,
demonstrated that Facebook, Youtube and Twitter are the platforms most used for the
exercise of their activity. The main advantages mentioned by managers to justify the
adoption of social media were their usefulness in the presentation of the companies new
products and services and the fact that it helps increase brand awareness. Among the
main drawbacks pointed out were the difficulties of assessing their effectiveness as well
as the possibility of arising negative comments about the company. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14623 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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