|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14592
|
Title: | Imagometria: a fotografia analógica expandida para outros domínios sensoriais |
Authors: | Farelo, João António da Silva |
Advisors: | Andrade, Pedro José Alves Portugal de Martins, José Manuel Barrisco |
Keywords: | Arquivo Imagem Interface Rede Archiving Image Interface Network |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nesta dissertação, abordamos a descrição em imagem de um ponto
escolhido de forma totalmente aleatória. A variação estética e a fragmentação
ontológica desdobram-se em cada captura, utilizando meios fonográficos e
fotográficos, cujo resultado são mapas ou extrapolações iconográficas digitais. Para
este conjunto de dados sensoriais sobre uma determinada imagem analógica que
utilizámos como ponto de partida, propomos aqui o uso do neologismo
IMAGOMETRIA. Mais nos propomos criar um arquivo, de imagens tratadas desta
forma para uso futuro.
Cada imagem é tratada como uma peça independente, no conjunto de uma
estrutura hiperinformativa. A categorização é delineada de acordo com os seguintes
focos de interesse: silêncio, vestígio, elementos do território e da paisagem, homem e
natureza, sociedade e vida urbana. Neste modelo, existe a possibilidade de
estabelecer uma linguagem, criando um metamundo; uma base que funcionará como
interface para o sistema autor-espectador-realidade-mundo em rede aberta; ABSTRACT:In this thesis, we approach the description in image form of a point chosen in a
totally random fashion. The aesthetic variation and ontological fragmentation unfold in
each image capture using phonographic and photographic media, where results are
extrapolated as iconographic or digital maps. For this set of sensory data about a
particular analog image in use here as a starting point, we propose to employ the
neologism IMAGOMETRY. Additionally we propose to create an archive of images
processed in this manner for future use.
Each image is treated as an independent piece, set in a hyper-informative
structure. This categorization is outlined according to the following focal points: silence,
vestiges, earth and landscape elements, man and nature elements, society and urban
life elements. In this model, there is the option of establishing a language, creating a
meta-world; to serve as an interface to the open author-spectator-real-world network. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14592 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|