Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14518

Title: A expressão do castizo na Zarzuela oitocentista e novecentista e no universo lírico argentino do século XX: os exemplos de Chueca, Serrano, Barbieri, Giménez, Chapi, e Piazzolla
Authors: Cebola, Maria Beatriz de Oliveira
Advisors: Oliveira, Filipe Santos Mesquita de
Bizineche, Liliana Margareta
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho de projecto tem por objectivo central o estudo do conceito de castizo aplicado à interpretação vocal, nas ilustrações da Zarzuela oitocentista e novecentista e da tradição lírica de Buenos Aires durante o século XX. A exposição sobre o panorama musical dramático em Espanha e na Argentina durante os períodos em causa será complementada por uma análise interpretativa das seguintes árias que irão ser cantadas no recital:  Canción de la Paloma ( El Barberillo de Lavapiés) – Francisco Asenjo Barbieri;  Tango de la Menegilda (La Gran Vía) - Frederico Chueca e Joaquín Valverde;  La Tarántula (La Tempranica) – Gerónimo Giménez;  Que Te Importa Que No Venga (Los Claveles) – José Serrano;  Al Pensar En El Dueño De Mis Amores (Las Hijas de Zebedeo) – Ruperto Chapí  Yo Soy Maria (Maria de Buenos Aires) – Ástor Piazzolla. O enfoque principal do objecto de investigação ao nível interpretativo assenta no conceito de hispanidade e na respectiva tradução vocal; Abstract: The expression of the castizo on eighteenth and nineteenth centuries' Zarzuela and on the lyrical universe of twentieth century Argentina - the examples of Chueca, Serrano, Barbieri, Giménez, Chapí and Piazzolla. This research project aims to study the central concept of castizo applied to vocal performance, exemplified by eighteenth and nineteenth century Zarzuelas and the lyric tradition of Buenos Aires during the twentieth century. The description of the dramatic music scene in Spain and Argentina during the periods mentioned will be complemented by an interpretative analysis of the following arias that will be sung in recital:  Canción de la Paloma (El Barberillo de Lavapiés) – Francisco Asenjo Barbieri;  Tango de la Menegilda (La Gran Vía) - Frederico Chueca e Joaquín Valverde;  La Tarántula (La Tempranica) – Gerónimo Giménez;  Que Te Importa Que No Venga (Los Claveles) – José Serrano;  Al Pensar En El Dueño De Mis Amores (Las Hijas de Zebedeo) – Ruperto Chapí  Yo Soy Maria (Maria de Buenos Aires) – Ástor Piazzolla. The main focus of this interpretive research rests on the concept of Spanishness and its vocal tradition.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14518
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
20150324 - Trabalho de Projecto - Beatriz Cebola - Versão final PDF.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois