Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14518
|
Title: | A expressão do castizo na Zarzuela oitocentista e novecentista e no universo lírico argentino do século XX: os exemplos de Chueca, Serrano, Barbieri, Giménez, Chapi, e Piazzolla |
Authors: | Cebola, Maria Beatriz de Oliveira |
Advisors: | Oliveira, Filipe Santos Mesquita de Bizineche, Liliana Margareta |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho de projecto tem por objectivo central o estudo do conceito de castizo aplicado à interpretação vocal, nas ilustrações da Zarzuela oitocentista e novecentista e da tradição lírica de Buenos Aires durante o século XX. A exposição sobre o panorama musical dramático em Espanha e na Argentina durante os períodos em causa será complementada por uma análise interpretativa das seguintes árias que irão ser cantadas no recital:
Canción de la Paloma ( El Barberillo de Lavapiés) – Francisco Asenjo Barbieri;
Tango de la Menegilda (La Gran Vía) - Frederico Chueca e Joaquín Valverde;
La Tarántula (La Tempranica) – Gerónimo Giménez;
Que Te Importa Que No Venga (Los Claveles) – José Serrano;
Al Pensar En El Dueño De Mis Amores (Las Hijas de Zebedeo) – Ruperto Chapí
Yo Soy Maria (Maria de Buenos Aires) – Ástor Piazzolla.
O enfoque principal do objecto de investigação ao nível interpretativo assenta no conceito de hispanidade e na respectiva tradução vocal; Abstract:
The expression of the castizo on eighteenth and nineteenth centuries' Zarzuela and on the lyrical universe of twentieth century Argentina - the examples of Chueca, Serrano, Barbieri, Giménez, Chapí and Piazzolla.
This research project aims to study the central concept of castizo applied to vocal performance, exemplified by eighteenth and nineteenth century Zarzuelas and the lyric tradition of Buenos Aires during the twentieth century. The description of the dramatic music scene in Spain and Argentina during the periods mentioned will be complemented by an interpretative analysis of the following arias that will be sung in recital:
Canción de la Paloma (El Barberillo de Lavapiés) – Francisco Asenjo Barbieri;
Tango de la Menegilda (La Gran Vía) - Frederico Chueca e Joaquín Valverde;
La Tarántula (La Tempranica) – Gerónimo Giménez;
Que Te Importa Que No Venga (Los Claveles) – José Serrano;
Al Pensar En El Dueño De Mis Amores (Las Hijas de Zebedeo) – Ruperto Chapí
Yo Soy Maria (Maria de Buenos Aires) – Ástor Piazzolla.
The main focus of this interpretive research rests on the concept of Spanishness and its vocal tradition. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14518 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|