Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14261
|
Title: | ESTARÃO OS NOVOS CENTROS ESCOLARES À ALTURA DOS NOVOS DESAFIOS EDUCATIVOS? |
Authors: | Favinha, Marília |
Editors: | Magalhães, Olga Costa, Paulo |
Keywords: | Requalificação e modernização das escolas públicas de 1º Ciclo Escola a tempo inteiro Centros Escolares de nova geração Plano Tecnológico de Educação |
Issue Date: | 2014 |
Abstract: | Ao longo das últimas décadas, a educação em Portugal sofreu um conjunto de mudanças que tornaram o serviço público de educação melhor. Depois de décadas sem reformas educativas, verificaram-se dois momentos de verdadeira reforma educativa em Portugal, nomeadamente, a Reforma Veiga Simão em 1973 e a aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo em 1986. Estes dois acontecimentos, reflexos de apostas políticas e de grandes investimentos financeiros, estão na base da melhoria do sistema de ensino português, nos anos 80, 90 e já nas duas primeiras décadas do século XXI.
Tendo como base estes pressupostos, este artigo tem como objetivo estudar o Programa Nacional de Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar que veio dar seguimento a este esforço, garantindo um parque escolar renovado e dotado de qualidade funcional e arquitectónica, a eliminação dos regimes de funcionamento duplo, o progressivo encerramento das escolas de reduzida dimensão e com debilidades do ponto de vista físico e pedagógico e um eficiente reordenamento da rede escolar.
Ficando assim mais asseguradas as condições para uma escola a tempo inteiro e capaz de responder com eficácia aos atuais desafios educativos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14261 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|