Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14215

Title: Avaliação da aplicação experimental do programa de desenvolvimento de competências sociais "Conquistadores de Masmorras"
Authors: Carona, Manuel Pedro Carreiras da Silva
Advisors: Tavares, Sofia
Keywords: Competências sociais
Aptidões sociais
Resolução de problemas
Comportamentos disruptivos
Agressividade
Crianças
Social competence
Social skills
Problem-solving
Disruptive behavior
Aggressiveness
Children
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Vários métodos de intervenção, com vista à diminuição de comportamentos disruptivos e à melhoria nos relacionamentos sociais em crianças em idade escolar, têm sido desenvolvidos e aplicados em contextos formais. Com este estudo pretende-se avaliar a aplicação experimental do método “Conquistadores de Masmorras” (CM). Este utiliza uma metodologia diferente, pois surge num contexto lúdico, permitindo desenvolver habilidades de resolução de problemas sociais levando, em teoria, a uma melhoria nos comportamentos. Para a aplicação deste método foram selecionados dois grupos de 5 crianças cada e com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, sendo a um dos grupos aplicado o método CM e com o outro desenvolvidas atividades lúdicas. Foram utilizados três testes de auto-relato aplicados antes e após a intervenção. A análise destes testes foi interligada com as notas do facilitador e com relatos feitos pelos pais e professores, sendo retiradas daí ilações para melhoria do método; Evaluation of the experimental implementation of the social competence development program “Conquistadores de Masmorras” Abstract: Various interventions have been developed with the aim to reduce disruptive behaviors and improve social relations in school aged children, most of all applied on formal contexts. The aim of this research is to evaluate the experimental application of the “Conquistadores de Masmorras” (CM) method. It uses a play context, allowing the children to develop social problem solving skills, which, in theory, will improve behavior. To the application of this method were selected two groups of 5 children each, with ages ranging from 6 to 11 years old. On one of these groups was used the CM method and with the other were developed simple play activities. It were used three self-report measures, before and after the intervention. The analisys of these measures in conjunction with the facilitator notes and the reports from parents and teachers, have allowed some conclusions about what needs to be done to improve the method.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14215
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação_Final.pdf918.58 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois