Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14190

Title: Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo
Authors: Damiano, Luís Miguel Caixeirinho
Advisors: Silvério, Marta da Conceição Cruz
Borges, Maria do Rosário Pereira da Silva
Keywords: Turismo no espaço rural
Região do Baixo Alentejo
Marketing de produtos turísticos
Rural tourism
Region of Baixo Alentejo
Marketing of Tourism products
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho analisa o turismo em espaço rural na região do Baixo Alentejo, focalizando o estudo da oferta de alojamento, assim como os meios de distribuição e de comunicação das unidades de alojamento e nas parcerias existentes. A primeira parte do estudo consiste numa abordagem teórica, apoiada por uma revisão bibliográfica, sobre turismo em áreas rurais e o seu potencial enquanto fator de desenvolvimento. No estudo aborda-se também a especificidade do marketing de produtos turísticos, dando especial ênfase aos meios de distribuição e de comunicação, salientando a importância das novas tecnologias e das parcerias existentes. Este trabalho apoia-se também num estudo empírico, baseado num questionário, dirigido aos agentes da oferta, responsáveis pelos empreendimentos de turismo de habitação e de turismo no espaço rural da região do Baixo Alentejo, que visa caracterizar a oferta existente, assim como o contexto de utilização dos meios de distribuição e de comunicação por parte destas unidades de alojamento. Para este efeito foram estudadas dezasseis unidades de alojamento. Os resultados mostraram que estas unidades recorrem essencialmente ao marketing direto e possuem um baixo nível de associativismo; Abstract: Marketing in Rural Tourism. Case Study: The Region of Baixo Alentejo The current study analyses the rural tourism in the Baixo Alentejo area and it is focused on the accommodation offer available as well as the means of distribution, comunication and existing partnerships between the accommodation units. The first part of the study consists on a theoretical approach, which is sustained and supported by a literature review about tourism in rural areas and of its potential as a development factor. It also approaches the specificity of the marketing of touristic products marketing giving a special emphasis to the distribution and communication means, pointing out the significance of the new technologies and existing partnerships. This investigation is also supported on an experiential study, grounded on a questionnaire addressed to the offer representants which are responsible for the housing tourism and rural tourism in the Baixo Alentejo area, and has as main purpose to feature the existing offer as well as the used distribution and communication means context applied by these accommodation units. To achieve this goal, sixteen accommodation units have been studied. Results showed that these units advertise mainly through direct marketing and they have a low level of partnership between each others.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14190
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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