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http://hdl.handle.net/10174/14188
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Title: | Inteligência emocional, autoconceito e bem-estar psicológico: estudo exploratório em alunos de 9º, 10º e 11º ano. |
Authors: | Cartaxo, Ana Patrícia Nunes |
Advisors: | Candeias, Adelinda Araújo |
Keywords: | Inteligência emocional Autoconceito Bem-estar psicológico Transições escolares e desenvolvimentais Emocional intelligence Self-concept Psychological well-being Developmental transitions Context transitions |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Consideramos que as variáveis cognitivas e afectivas da percepção do self e
as relações interpessoais se influenciam, na medida em que a forma como o indivíduo
se vê, condiciona a forma como este se coloca na interacção com o outro, assim como
é na interacção com o outro que este se identifica e posteriormente se distingue,
construindo a sua própria identidade.
Esta consciência de si e do outro tende a promover uma sensação de bemestar
e sentimentos positivos relativamente a si, às circunstâncias, aos
relacionamentos e ao futuro, tarefa que pode tornar-se difícil aquando de transições
desenvolvimentais ou contextuais.
Centramos então o nosso estudo numa amostra de alunos do 9º, 10º e 11º
anos de uma escola de Évora, do qual foi confirmada a interacção entre os constructos
Inteligência Emocional, Autoconceito e Bem-estar Psicológico, para além de
diferenças em função dos diferentes anos lectivos e do sexo; ABSTRACT: We consider that cognitive and affective variables from self perception and the
interpersonal relationships are influenced by each other in a way which the individual
sees himself, affects the way he puts himself interacting with others, as well as it
affects the way the individual indentifies and distinguishes himself, constructing his own
identity.
This awareness between one and other individual tends to promote a well-being
mood and positive feelings towards himself, the circumstances, the relationships and
the future, a task that might become difficult during contextual and developmental
transitions.
We focus our study on a sample of students from 9th, 10th and 11th grade from
an Évora’s school, from which was confirmed the interaction between Emotional
Intelligence, Self-concept and Psychological Well-being concepts, as well as
differences in terms of different grades and sex. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14188 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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