Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13659

Title: Quantificação da actividade de algumas enzimas em solos de cultura de arroz, e sua modulação em presença de As (III).
Authors: Nunes, Jorge D.
Mouquinho, Lucilia
Alexandre, Carlos
Martins, M. Rosário
Editors: Macías, Felipe
Díaz-Raviña, Montserrat
Barral, María Teresa
Keywords: Arsénio
qualidade do solo
Fosfatase
Arilsulfatase
Urease
beta-Glucosidase
Desidrogenase
Issue Date: 2014
Publisher: Andavira Editora, S.L.
Citation: Nunes J.D., Mouquinho L., Alexandre C., Martins M. R. (2014) Quantificação da actividade de algumas enzimas em solos de cultura de arroz, e sua modulação em presença de As (III). In RETOS Y OPORTUNIDADES EN LA CIENCIA DEL SUELO (Felipe Macías Montserrat Díaz-Raviña María Teresa Barral Eds.). Andavira Editora, S.L. Santiago de Compostela ISBN: 978-84-8408-769-4
Abstract: O arroz absorve o As de forma mais eficiente do que outros cereais, em resultado das condições de anaerobiose em que é cultivado. Dada a importância que este cereal tem na alimentação humana, torna-se imperativo reduzir a acumulação de As neste alimento. Por outro lado a qualidade e a conservação dos solos tem vindo a ser uma prioridade, pelo que é extremamente importante fomentar uma gestão sustentável do recurso solo. De modo a avaliar a qualidade de solos com culturas de arroz, procedeu-se à quantificação das actividades enzimáticas da fosfatase, arilsulfatase, 􀈕-glucosidase, desidrogenase e urease, em amostras de solo e estudou-se a sua modulação na presença de As (III). Na caracterização bioquímica do solo, a quantidade de proteína para as diferentes parcelas de solo variou entre 0,38 e 0,42 mg/g. As actividades enzimáticas fosfatase, arilsulfatase, 􀈕- glucosidase, desidrogenases e urease foram de 8,0 - 21,5 μmol /h/g, 1,6 -3,7 μmol /h/g, 2,5 - 4,7 μmol /h/g, 21,2 - 65,5 μmol /h/g e 3,9 e 36,0 μmol /h/g, respectivamente. O estudo de modulação das actividades enzimáticas pelo As revelou que as atividades enzimáticas em estudo apresentam sensibilidade ao As(III) e que este apresentou toxidades para todos os marcadores de qualidade do solo estudados, tendo-se obtido valores IC50 – concentração de As(III) correspondente a inibição de 50% de atividade – compreendidos entre os 126 e 1216 ppm.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13659
ISBN: 978-84-8408-769-4
Type: bookPart
Appears in Collections:QUI - Publicações - Capítulos de Livros
MED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Pag1_Artigo_CongIberico Ciencia Solo.pdf95.04 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois