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http://hdl.handle.net/10174/13605
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Title: | Gestão pela Qualidade Total na Competitividade, satisfação e Fidelização de Clientes |
Authors: | Silva, Sónia Saraiva, Margarida |
Editors: | Rosa, Alvaro Pires, António Ramos Lopes, Henrique Lourenço, Luís Saraiva, Margarida Moura e Sá, Patrícia Sampaio, Paulo |
Keywords: | Competitividade Gestão da Qualidade Fidelização e Satisfação |
Issue Date: | 6-Jun-2014 |
Publisher: | www.publicacoes.apq.pt |
Citation: | Silva, Sónia e Margarida Saraiva (2014) “Gestão pela Qualidade Total na Competitividade, satisfação e Fidelização de Clientes”, in V Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Álvaro Rosa, António Ramos Pires, Henrique Lopes, Luís Lourenço, Margarida Saraiva, Patrícia Moura e Sá & Paulo Sampaio (Org.), Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior - Covilhã, pp. 335-357. ISSN: 2183-1408 (Available at: http://publicacoes.apq.pt/v-encontro-de-troia-5/), 6 de junho de 2015 |
Abstract: | Atualmente, a sociedade vive numa era orientada para o consumidor, em que este
é cada vez mais exigente e onde as organizações têm que trabalhar de forma a
estimular, renovar e aliciar, proporcionando um serviço de excelência, para que o
cliente fique satisfeito e volte. O cliente procura qualidade e valor na totalidade de
serviços e produtos que adquire. Existindo um mercado aberto, uma maior
circulação de pessoas e bens, um maior conhecimento e uma melhoria crescente e
significativa ao nível dos sistemas de informação e comunicação, que leva a que
as instituições tenham de promover mudanças organizacionais, apostar na
inovação, melhoria contínua e promover produtos/serviços de qualidade, que lhes
permitam competir num mundo globalizado. Para sobreviver, as organizações
atuais têm que se diferenciar da concorrência e os seus produtos/serviços têm que
alcançar uma qualidade elevada. Mas como o podem conseguir?
Nesta investigação será realizado um estudo de caso na Associação Portuguesa
para a Qualidade (APQ), onde serão analisados os factores relacionados com a
qualidade, competitividade, satisfação e fidelização dos associados.
Este estudo pretende contribuir com soluções para essas questões, criando um
modelo apropriado para medir as relações entre qualidade, competitividade,
satisfação e fidelização de clientes. O modelo obtido poderá auxiliar as
organizações no seu desempenho organizacional, a subsistir num mercado cada
vez mais concorrencial e a manter a sua excelência. |
URI: | http://publicacoes.apq.pt/v-encontro-de-troia-5/ http://hdl.handle.net/10174/13605 |
ISSN: | 2183-1408 |
Type: | article |
Appears in Collections: | GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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