Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13605

Title: Gestão pela Qualidade Total na Competitividade, satisfação e Fidelização de Clientes
Authors: Silva, Sónia
Saraiva, Margarida
Editors: Rosa, Alvaro
Pires, António Ramos
Lopes, Henrique
Lourenço, Luís
Saraiva, Margarida
Moura e Sá, Patrícia
Sampaio, Paulo
Keywords: Competitividade
Gestão da Qualidade
Fidelização e Satisfação
Issue Date: 6-Jun-2014
Publisher: www.publicacoes.apq.pt
Citation: Silva, Sónia e Margarida Saraiva (2014) “Gestão pela Qualidade Total na Competitividade, satisfação e Fidelização de Clientes”, in V Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Álvaro Rosa, António Ramos Pires, Henrique Lopes, Luís Lourenço, Margarida Saraiva, Patrícia Moura e Sá & Paulo Sampaio (Org.), Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior - Covilhã, pp. 335-357. ISSN: 2183-1408 (Available at: http://publicacoes.apq.pt/v-encontro-de-troia-5/), 6 de junho de 2015
Abstract: Atualmente, a sociedade vive numa era orientada para o consumidor, em que este é cada vez mais exigente e onde as organizações têm que trabalhar de forma a estimular, renovar e aliciar, proporcionando um serviço de excelência, para que o cliente fique satisfeito e volte. O cliente procura qualidade e valor na totalidade de serviços e produtos que adquire. Existindo um mercado aberto, uma maior circulação de pessoas e bens, um maior conhecimento e uma melhoria crescente e significativa ao nível dos sistemas de informação e comunicação, que leva a que as instituições tenham de promover mudanças organizacionais, apostar na inovação, melhoria contínua e promover produtos/serviços de qualidade, que lhes permitam competir num mundo globalizado. Para sobreviver, as organizações atuais têm que se diferenciar da concorrência e os seus produtos/serviços têm que alcançar uma qualidade elevada. Mas como o podem conseguir? Nesta investigação será realizado um estudo de caso na Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), onde serão analisados os factores relacionados com a qualidade, competitividade, satisfação e fidelização dos associados. Este estudo pretende contribuir com soluções para essas questões, criando um modelo apropriado para medir as relações entre qualidade, competitividade, satisfação e fidelização de clientes. O modelo obtido poderá auxiliar as organizações no seu desempenho organizacional, a subsistir num mercado cada vez mais concorrencial e a manter a sua excelência.
URI: http://publicacoes.apq.pt/v-encontro-de-troia-5/
http://hdl.handle.net/10174/13605
ISSN: 2183-1408
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
19_Gestao_Qualidade_Fidelizacao_Clientes_A.pdf117.66 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois