Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13593

Title: Ensino Superior e Mobilidade de Estudantes da CPLP em Portugal . Uma E stratégia de Internacionalização ?
Authors: Lucas, Maria Raquel
Rego, Conceição
Ramos, Isabel Joaquina
Silva Carvalho, Maria Leonor
Baltazar, Maria da Saudade
Keywords: Ensino Superior
CPLP
Portugal
MObilidade Estudantil
Estratégia
Internacionalização
Issue Date: 19-Nov-2014
Publisher: 4ª Conferência FORGES
Citation: Lucas, M. R., C. Rego, I. Ramos, M.L. Carvalho, M. S. Baltazar (2014), "Ensino Superior e Mobilidade de Estudantes da CPLP em Portugal. Uma estratégia de Internacionalização?", 4ª Conferência FORGES, Universidade Agostinho Neto, Luanda e Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Lubango, 19-21 Novembro. Angola.
Abstract: Uma das estratégias do ensino superior defendida pela UNESCO como forma solidária de inserção dos países num contexto global é a da internacionalização que pode, entre outras formas, ser operacionalizada através da mobilidade de estudantes do ensino superior. A concretização desta mobilidade decorre, entre outros aspectos, das condições de oferta e procura de ensino superior nos vários países bem como dos diversos quadros legais existentes neste domínio. Analisando esta temática, o presente trabalho foca a mobilidade de estudantes dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para Portugal e as características essenciais para a ocorrência desse processo de internacionalização da educação superior. Este processo é um dos instrumentos fundamentais de aproximação dos diversos países através da concretização de mecanismos de partilha de ensino, investigação e extensão universitária. O estudo é suportado numa ampla revisão bibliográfica, em análise documental e em dados secundários. A análise dos dados permite concluir que os países que enviam mais estudantes, em processo de mobilidade, são o Brasil (devido ao programa Ciência Sem Fronteiras), Angola e Cabo Verde, cujos governos, através de fundos próprios ou financiamentos provenientes de programas de cooperação, incentivam a mobilidade dos estudantes. Quanto aos outros, inserem-se de forma periférica nesse processo, sendo países com baixo envio de estudantes para Portugal e de reduzido número de programas de intercâmbio e mobilidade internacional.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13593
ISBN: 978-989-97890-4-3
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
LUCAS_MARIA_RAQUEL_et_all_Ensino_Superior_Mobilidade_Estudantes_CPLP_Portugal_Uma_Estratégia_Internacionalização.pdf484.76 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois