Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13285
|
Title: | Estudo comparativo entre as classificações das avaliações interna final e de exame, da disciplina de biologia, do 12º ano de escolaridade: um estudo de caso |
Authors: | Tavares, Teresa Margarida Lebrinha de Sousa |
Advisors: | Trindade, Vítor Manuel Sousa |
Keywords: | Metodologia do ensino Disciplina de biologia Estudo comparativo 12ª ano de escolaridade |
Issue Date: | 1999 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa que é subordinado ao tema "As atribuições causais dos professores de Biologia para as discrepâncias entre as avaliações sumativas interna e externa, a nível do 12° ano de escolaridade", pretende contribuir para o esforço da auto-formação e de reflexão dos professores acerca da avaliação dos alunos, na nova reforma curricular. Esta pesquisa consiste num Estudo de Caso, onde se comparam as classificações dos alunos do 12° ano de escolaridade, resultantes das avaliações sumativas interna e externa, na disciplina de Biologia e analisam-se as atribuições causais que os professores têm sobre as possíveis discrepâncias existentes entre estas duas classificações. Através da comparação entre a média das classificações interna final e de exame, verificámos a existência de algumas discrepâncias entre as duas classificações. Algumas classificações de exame são significativamente inferiores às classificações internas finais, da disciplina de Biologia. Como se consideram apenas as classificações interna e externa, na disciplina de Biologia, do 12° ano de escolaridade, dos alunos das duas Escolas Secundárias do Concelho de Beja, optou-se por um Estudo de Caso. Não pretendemos, por isso, generalizar os resultados obtidos para a população total dos alunos internos do 12° ano, da disciplina de Biologia. Contudo, é possível obter algumas pistas que podem ajudar os professores desta disciplina, a melhorarem o seu processo de ensino-aprendizagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13285 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|