Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13136
|
Title: | Identificação e avaliação da importância das competências de comunicação no exercício profissional dos Técnicos de Cardiopneumologia: estudo com estudantes e profissionais |
Authors: | Lopes, Carla Alexandra Brasil |
Advisors: | Santos, Margarida M. Cabugueira Custódio dos |
Keywords: | Competências comunicacionais Atitudes comunicacionais Interacção profissional de saúde-paciente Communication skills Communication attitudes Interaction health care profressional-patient |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Com o presente estudo pretende-se identificar as atitudes e competências de
comunicação que os estudantes e profissionais de Cardiopneumologia consideram
relevantes para a melhoria dos serviços prestados nesta área.
Os dados deste estudo de carácter quantitativo revelaram que os alunos
apresentam atitudes maioritariamente positivas em relação à aprendizagem destas
competências, mas consideram que a sua aprendizagem não é central para o curso;
enquanto que os Técnicos apresentam uma baixa orientação para o paciente, em
particular na dimensão da partilha de poder.
É necessário enfatizar entre os estudantes da importância da aprendizagem
destas competências e sensibilizar os Técnicos de Cardiopneumologia para os
benefícios inerentes à adopção de uma prática centrada no paciente e estimular a
aplicação das competências comunicacionais que estes profissionais já dominam em
termos teóricos. O principal contributo deste estudo é de realçar a importância central
que a comunicação deve merecer no contexto da prestação de cuidados de saúde; ABSTRACT: The present study aims to identify the attitudes and communication skills that
students and Cardiopneumology professionals consider relevant to the improvement of
services in this area.
Data from this study of quantitative approach revealed that students have mostly
positive attitudes towards learning these skills, but feel that their learning is not central
to the course, while the technicians have a lower guidance for the patient, particularly in
the dimension of power sharing.
It must be emphasized among the students the importance of learning these skills
and awareness of Cardiology Technicians for the benefits inherent in adopting a patientcentered
practice and encourage the application of communication skills that these
professionals mastered in theory. The main contribution of this study is to highlight the
central importance that the communication should be given in the context of health care
providing. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13136 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|