Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13114

Title: Turismo e Estratégia de Atores: o caso da cidade de Évora
Authors: Marques, António
Editors: Marujo, Noémi
Keywords: Turismo
Évora
Estratégia de Atores
Issue Date: Dec-2013
Publisher: Departamento de Sociologia/Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora
Citation: Marques, António, Turismo e Estratégia de Atores: o caso da cidade de Évora. In N. Marujo (Org.), Os Estudos de Turismo na Universidade de Évora- Ensino e Investigação (pp.77-89). Évora, Departamento de Sociologia/Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, 2013
Abstract: Como caso prático que ilustra a metodologia utilizada na estratégia de atores e as suas potencialidades, exemplifica-se com um trabalho de dissertação de mestrado em Turismo da autoria de Marta Estevão, de quem fui orientador, e que assenta na metodologia proposta por Michel Godet para o estudo das estratégias de atores e incidiu sobre dezasseis atores sociais da cidade de Évora, envolvidos direta e indiretamente na atividade turística da cidade. Desde novembro de 1986 que o centro histórico da cidade de Évora foi classificado, pela UNESCO, como Património Mundial da Humanidade. No caso concreto do Turismo, quer a sua responsabilidade quer a sua dinamização são partilhadas por um conjunto vasto de atores e cuja gestão se adivinha como difícil de articular. Essa dificuldade estende-se ainda aos domínios de controle e de concertação estratégica que, em nossa opinião, se mostram cruciais para a cidade. Para além destes domínios, existe um conjunto de questões relacionadas com as mais-valias que são decorrentes dessa classificação e que, na opinião de um conjunto de atores envolvidos na vida social, económica, política e administrativa da cidade, estão longe de produzirem consensos entre si.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13114
ISBN: 978-972-98698-8-4
Type: bookPart
Appears in Collections:SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Turismo e estratégia de atores o caso da cidade de Évora.docx.pdf614.61 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois