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http://hdl.handle.net/10174/13035
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Title: | TurmaMais: um estudo de caso sobre o sucesso/insucesso escolar |
Authors: | Cruz, Teodolinda Magro da |
Advisors: | Verdasca, José Cortes Alves, José Matias |
Keywords: | Sucesso escolar Organização escolar TurmaMais Reagrupamento de alunos School success School organization TurmaMais Student reassignment |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nos últimos 50 anos, o sistema educativo português assistiu ao
progressivo alargamento da escolaridade obrigatória e universal de quatro
anos de escolarização, primeiro para os seis anos em 1964, depois para os
nove anos em 1986 para, finalmente, se fixar nos 12 anos a partir de 2009.
Alcançada que foi, em princípios da década de 80 do século XX, a
universalização acedida e sucedida da escolaridade de quatro anos, falta
ainda atingir-se a universalização de acesso e de sucesso dos 12 anos de
frequência obrigatória.
Como resposta a esta problemática foi criado o projeto TurmaMais.
Neste projeto procurou-se melhorar as taxas de sucesso através do recurso
ao reagrupamento temporário de alunos e a práticas profissionais e
adhocráticas (Mintzeberg, 2010) na organização escolar. Alcançado esse
objetivo na sua escola matricial (Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, de
Estremoz), o projeto foi alargado a cerca de seis dezenas de escolas que
participaram no PMSE (Programa Mais Sucesso Escolar) entre os anos
letivos de 2009-10 a 2012-13. Para este estudo de caso foi feita uma
amostragem por conveniência de cinco escolas PMSE para investigação das
seguintes questões:
i) A tecnologia organizacional TurmaMais contribui para o aumento do
sucesso escolar?
ii) Os atores envolvidos no projeto TurmaMais percecionam o insucesso
escolar como um facto predominantemente social, organizacional ou
individual?
Para responder a estas questões delineou-se uma metodologia mista
de pesquisa recorrendo a técnicas de recolha de dados assentes no
questionário de atitudes face ao projeto TurmaMais a alunos (n=311), na
entrevista a docentes e membros da direção (n=10) e nos resultados da
avaliação. Procedeu-se à análise estatística (descritiva e inferencial) dos
dados recolhidos através dos questionários e dos resultados da avaliação e
usou-se a análise de conteúdo nos dados das entrevistas.
Os resultados do estudo apontam para um aumento das taxas de
sucesso das escolas da amostra, quer face às médias nacionais, quer face
ao seu sucesso histórico. Os inquiridos reconheceram a importância do
projeto TurmaMais i) no aumento do sucesso escolar e da qualidade do
mesmo ii) na melhoria das condições organizacionais da escola e iii) no maior
comprometimento partilhado de todos os atores (alunos, pais e professores)
na obtenção do sucesso escolar. Na discussão analisam-se as implicações
destes resultados para a prática dos profissionais; ABSTRACT:
In the past fifty years, the Portuguese educational system has
witnessed the progressive extension of compulsory and universal schooling
from 4 years of school, first to 6 years in 1964, then to 9 years in 1986, to
finally settling at 12 years from 2009 onward. Having been reached the
universalization of the 4 years of schooling in access and success in the
beginning of the 80s in the twentieth century, we still lack the universalization
in access and success of the 12 years of compulsory attendance.
In order to address this problem, the “TurmaMais” or ClassroomPlus
Project was designed. In this project we aimed to improve school success
using the temporary reassignment of students and stimulating professional
and adhocratic professional pratices (Mintzeberg, 2010) in school
organization. Having reached this goal in its matriarchal school (Secundária/3
da Rainha Santa Isabel in Estremoz), the project was then extended to
another sixty-plus schools that participated in the PMSE (Programa Mais
Sucesso Escolar) between the school years of 2009-10 to 2012-13. In this
case study, five PMSE schools were selected by convenience sampling to
address the following questions:
i) Does the organizational technology TurmaMais contribute to the
improvement of school success?
ii) Do the actors involved in the TurmaMais project perceive school
failure as a predominantly social, organizational or an individual fact?
Taking in consideration these research questions, a mixed-methods
methodology was designed using data collection based on an attitudes
questionnaire regarding the TurmaMais project directed at students (n=311),
interviews directed at teachers and school council board members (n=10),
and assessment results. Descriptive and inferential statistical analysis of the
questionnaire and assessment results data were developed, and content
analysis of the interview data was used.
The results of the study point to an increase in the success rates for
the sample schools, when compared to the national averages, and the historic
averages of success. The interviewed recognized the importance of the
TurmaMais project in i) the increase in school success and quality of success;
ii) the improvement in the organizational properties of the school, and iii) the
larger commitment shared by all stakeholders (students, parents and
teachers) in the attainment of school success. In the discussion we analyze
the implications of these results for professional practice. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13035 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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