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http://hdl.handle.net/10174/12961
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Title: | A educação no processo de interação entre o enfermeiro e a pessoa idosa/família na comunidade |
Authors: | Pereira, Esperança do Gago Alves |
Advisors: | Lopes, M. J. |
Keywords: | Cuidados de enfermagem Bem-estar Domicílio Pessoa idosa Cognição Aprendizagem Nursing care Welfare Home Elderly Cognition Learning |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Objetivo: Compreender a educação no processo de interação entre o enfermeiro e a pessoa
idosa e família no domicílio. Estudo de natureza qualitativa, enquadrado nos principais
pressupostos do Interacionismo Simbólico e da Grounded Theory, em quatro freguesias
do Agrupamento de Centros de Saúde do Ave III, com um total de inscritos de 80285 e
destes 9,81% eram pessoas idosas com idades iguais ou superiores a 65 anos. Na colheita
dos dados recorremos: (i) à observação não participante das práticas de enfermagem às
pessoas idosas e família no domicílio;(ii) 12 entrevistas às enfermeiras observadas e 4
entrevistas em grupo (pessoa idosa e família). Emergiram as categorias: organização
estrutural dos cuidados no domicílio; avaliação em contexto e intervenção terapêutica em
contexto. A categoria central foi a “Construção da relação no contexto do domicílio” pelo
facto da relação da enfermeira com o idoso e a família ser central em todo o processo de
cuidados. Os conhecimentos fornecidos pela teoria substantiva “Cuidar no Domicílio –
um Processo de Interação” fundamentada nos dados e na sua análise, fornecem
contributos válidos para a prática de enfermagem nesta área específica do cuidar a pessoa
idosa e família no domicílio e no contexto em que foi desenvolvido o estudo; ABSTRACT:
Education in the Interaction Process between nurse and Elderly person/family in
the community
Objective: Understanding education in the interaction process between nurse and elderly
and their relatives at home. Qualitative study, framed on Symbolic Interactionism and
Grounded Theory main assumptions, counting with 802825 members of four parishes of
Agrupamento de Centros de Saúde do Ave III, which 9, 81% were elderly and had 65 or
more years old. Data collection instruments used: (i) non-participant observation of
nursing practices with elderly and families at home, (ii) interviews of 12 nurses practices
observed and 4 group interviews (family and elderly person). Categories emerged:
structural organization of home care; assessment and therapeutic intervention in context.
The core category emerged was "Construction of the relationship in the context of the
household" once the relationship between nurse, elderly and family seem be central to the
whole process of care. The knowledge provided by substantive theory "Caring at Home -
An Interaction Process" founded on data analysis provided valuable contributions to
nursing practice in this specific area of care, elderly care and their relatives at home, in
which context study was developed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12961 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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