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http://hdl.handle.net/10174/12956
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Title: | A interculturalidade na educação artística |
Authors: | Caeiro, Sandra Isabel Correia |
Advisors: | Vidiella, Judit |
Keywords: | Educação artística Interculturalidade Identidade cultural Paisagem Arts education Interculturality Cultural identities Landscape |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | No relatório irá desenvolver-se o tema A interculturalidade na Educação Artística porque é essencial divulgar juntos dos alunos várias linguagens visuais e culturais, uma vez que vivemos num mundo globalizado e repleto de diversas abordagens da mesma temática.
É, também, fundamental consciencializar os jovens que não vivem isolados num ninho cultural e que as diferenças culturais existentes enriquecem a produção artística, para que seja possível dar cumprimento ao recomendado no Roteiro para a Educação Artística (UNESCO, 2006:8), que defende “a consciência e o conhecimento das práticas culturais e das formas de arte fortalecem as identidades e valores pessoais e coletivos, e contribuem para salvaguardar e promover a diversidade cultural”.
Como preconiza Efland “…promover as ideias pós-modernas na educação artística, para que contribuam para criar cidadãos informados, que questionem a autoridade e o status quo, que aceitem as diferenças e atuem em defesa de todos os cidadãos que fazem parte das sociedades” (EFLAND, 2003:155).
Esta investigação pretende acima de tudo procurar uma possível resposta para a questão: o conhecimento de diferentes linguagens culturais permite-nos encontrar diferentes formas de representar e intervir na sociedade atual?; ABSTRACT:
Interculturality in Arts Education
This report will develop the theme Interculturality in Arts Education, because it is essential to disclose the students together various visual languages and cultural, since we live in a globalized world, filled with various approaches to the same theme.
It is also important to raise awareness among young people who do not live in a nest isolated cultural backgrounds and cultural differences enrich the artistic production, it is possible to comply with recommendations in the Roadmap for Arts Education, the (UNESCO, 2006:8), argues that "…awareness and knowledge of cultural practices and art forms strengthen the identities and personal and collective values, and contribute to safeguarding and promoting cultural diversity."
As recommended Efland "...promote the ideas in postmodern art education to contribute to create informed citizens, to question authority and the status quo, accepting differences and act in defense of all citizens who are members of " (EFLAND, 2003:155).
This research aims above all to look for a possible answer to the question: knowledge of different cultural languages allows us to find different ways to represent and intervene in today's society? |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12956 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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