|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12941
|
Title: | Criatividade - factores facilitadores e inibidores em contexto de formação profissional: estudo qualitativo com formandos, formadores e equipa técnica num centro de formação profissional de gestão directa do IEFP, em duas medidas operacionais - qualificação inicial e reconversão e sistema de aprendizagem |
Authors: | Cavalheiro, José Manuel Pires |
Advisors: | Candeias, Adelinda Araújo |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Face ao reduzido número de pesquisas que relacionem a criatividade ao contexto da formação profissional, face à necessidade do seu recurso como um acto quotidiano nos contextos de sala de aula e/ou oficina e sabendo que a criatividade assume na actualidade lugar de destaque nos mais variados contextos, propomo-nos através das representações dos formadores, e formandos de duas acções de formação enquadradas nas principais medidas operacionais da formação profissional – Qualificação Inicial e Reconversão e Sistema de Aprendizagem, e equipa técnica de um centro de formação profissional de gestão directa do IEFP, identificar factores facilitadores e inibidores que esta variável ocupa no contexto da formação profissional.
Utilizámos como instrumento de recolha de dados, um questionário, aplicado a 45 sujeitos, sendo as respostas tratadas de forma qualitativa com recurso ao Software QRS Nvivo7, e quantitativa, visando entender o funcionamento da estrutura organizacional, o conceito de criatividade segundo a percepção, estruturação e representação dos sujeitos em análise e identificar elementos facilitadores e inibidores ao nível da expressão da criatividade nos contextos de sala de aula ou oficina.
No que respeita aos elementos facilitadores os resultados expressam evidências enquadráveis ao nível das “Metodologias e técnicas” formativas, subcategoria que foi predominante e transversal a todos os intervenientes. Por outro lado, quanto aos factores inibidores os resultados remetem-nos para evidências relacionadas com características e “Traços de índole pessoal” bem como contextos de “Ambiente e processo organizacional”. A concluir reflectimos sobre as implicações deste estudo para a planificação da formação inicial e contínua de formadores e intervenções ao nível das acções de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário, mas sobretudo sobre os métodos e modelos de ensino/aprendizagem, e consequentemente sobre os reflexos directos e indirectos na formação profissional; ABSTRACT: Facing up the restricted number of researches that relates the creativity to the vocational training, facing up the need of its use as a daily act on the context of the classroom and/or workshop and knowing that creativity assumes nowadays a prominent place in the most various contexts, we propose, through the representations of trainers and trainees of two training courses included in the main operational measures of vocational training – Initial Qualification and Reconversion and Learning System, and through the technical team of a vocational training center in direct management of IEFP, to identify factors that facilitate and inhibit the place this variable occupies in the context of vocational training.
The instrument used to collect data was an investigation by questionnaire, applied to 45 individuals. The answers were analysed in a qualitative way using the software QRS NVivo7 and in a quantitative way, trying to extend the functioning of the organizational structure, the concept of creativity according to the perception, structuring and representation of the individuals under review, and to identify elements that facilitate and inhibit the level of expression of creativity in the context of the classroom or workshop.
Concerning the elements that facilitate, the results express evidences at the level of Training Methodologies and Techniques, subcategory that was predominant and transversal to all intervenients. As to the factors that inhibit, the results lead us to evidences related to personal characteristics and features as well as contexts of organizational environment and procedure. In conclusion, we reflect on the implications of the use of this study for the planning of the initial and continual training of trainers and for interventions at the level of Education and Training for Adults – Secondary Level, but mostly about teaching/learning methods and models, and consequently about the direct and indirect reflexes on vocational training. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12941 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|