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http://hdl.handle.net/10174/12915
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Title: | O progresso na cidade. As gares ferroviárias – da modernização urbana à prática de engenharia |
Authors: | Pinheiro, Magda Matos, Ana Cardoso de |
Editors: | Matos, Ana Cardoso de Pinheiro, Magda |
Keywords: | Caminho de ferro Estações de Caminho de ferro Estação do Rossio Estação de Santa Aolónia Modernização urbana Lisboa |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | Magda de Avelar Pinheiro e Ana Cardoso de Matos, “O progresso na cidade. As gares ferroviárias – da modernização urbana à prática de engenharia” In Ana Cardoso de Matos e Magda de Avelar Pinheiro (org.), História, Património e Infraestruturas do Caminho de ferro: Visões do Passado e Prespectivas do Futuro, CEHC-IUL/CIDEHUS-UÉ, 2014, pp. 119 -145. [ISBN 978-989-98499-3-8] |
Abstract: | Resumo
Tal como aconteceu na maioria dos países Europeus, em Portugal a construção do caminho-de-ferro realizada a partir da segunda metade do século XIX, contribuiu para reforçar as hierarquias urbanas preexistentes, ao mesmo tempo que foi um elemento fundamental na organização do espaço urbano. As implicações urbanísticas da construção de estações ferroviárias foram múltiplas e variaram segundo as cronologias da construção ferroviária nos diversos Países e do crescimento urbano nas cidades. Enquanto as primeiras grandes estações foram normalmente construídas fora do centro das cidades tornando-se elementos estruturantes da expansão urbana nas décadas seguintes, as gares centrais, exigidas pelo desenvolvimento da rede de caminhos-de-ferro, implicaram a demolição de edifícios.
Edifícios de grandes dimensões, as gares tornaram-se em muitas cidades edifícios “phare”, “ Land marks” identificadores da modernização urbana. Estes edifícios foram espaços de experimentação para arquitetos e engenheiros e no século XIX as gares de caminho-de-ferro foram a imagem mais visível dos novos programas arquiteturais e das técnicas utilizadas na altura, movimento que se prolongou pelo século seguinte.
Neste texto procuramos fazer uma aproximação aos temas enunciados acima tendo como principais objetos de análise as cidades de Lisboa e Porto e as gares de Santa Apolónia e do Rossio. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12915 |
ISBN: | 978-989-98499-3-8 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | HIS - Publicações - Capítulos de Livros CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
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