Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12895
|
Title: | Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia. |
Authors: | Chainho, Carla Saragoça, José |
Keywords: | Avaliação de Escolas Avaliação Externa Autoavaliação Lógicas de Ação Regulação |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Associação Portuguesa de Sociologia |
Citation: | CHAINHO, Carla & SARAGOÇA, José (2014). “Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: uma leitura da sociologia”. In Atas do XIII Congresso Português de Sociologia. Disponível em http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0341.pdf. |
Abstract: | A avaliação de escolas é uma temática cada vez mais presente, refletida e estudada na sociedade atual, à medida que algumas das políticas públicas reclamam das escolas mais responsabilidade social e a prestação de contas (accountability) à sociedade regularmente. Na última década, muitos foram os trabalhos académicos publicados, oriundos de diversas áreas do conhecimento - das ciências sociais, das ciências humanas e, particularmente, das ciências da educação. Esta comunicação decorre do trabalho já iniciado com o objetivo de realizar, num agrupamento de escolas, um estudo sociológico de cariz qualitativo com os seguintes objetivos: conhecer a perceção dos atores escolares acerca do contributo que a avaliação externa possa ter na melhoria da qualidade das escolas; investigar em que medida as lógicas de ação dos atores escolares impulsionam, obstaculizam ou se manifestam neutras relativamente à eficácia e eficiência desses processos de avaliação e de que forma produtoras de mecanismos de regulação no âmbito da autoavaliação e da avaliação externa; conhecer os objetivos estratégicos dos atores escolares face à avaliação da escola; e, finalmente, aferir a possibilidade destes atores escolares virem a concretizar uma ação estratégica coletiva potenciadora de mecanismos de auto e heteroavaliação (avaliação externa) orientados para a melhoria da qualidade da sua escola. Assim, nesta breve comunicação, apresentamos dados sobre as dissertações publicadas sobre avaliação de escolas em Portugal, desde 2001, e às quais tivemos acesso, e refletiremos sobre o seu interesse para a nossa investigação sociológica. |
URI: | http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0341.pdf. http://hdl.handle.net/10174/12895 |
Type: | article |
Appears in Collections: | SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|