Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12676

Title: Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa: uma abordagem às estratégias da política pública.
Authors: Rego, Conceição
Lucas, Maria Raquel
Ramos, Isabel Joaquina
da Silva Carvalho, Maria Leonor
Baltazar, Maria da Saudade
Editors: Corrêa da Silva, Isabel
Pignatelli, Marina
de Matos Viegas, Susana
Keywords: Ensino Superior
PLOP
Política Pública
Issue Date: Feb-2015
Publisher: XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro
Citation: Rego, Conceição; Lucas, Maria Raquel; Ramos, Isabel Joaquina; da Silva Carvalho, Maria Leonor; Baltazar, Maria da Saudade (2015), Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa: uma abordagem às estratégias da política pública. Comunicação apresentada no XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 1-5 de Fevereiro.
Abstract: A definição dos objectivos de política educativa, em todos os países, está intimamente ligada ao conceito de desenvolvimento subjacente. Como é em conhecido, os níveis de desenvolvimento dos países estão fortemente correlacionados com os níveis de educação atingidos pela população, particularmente a ativa, uma vez que níveis mais elevados de educação permitem obter níveis de produtividade e rendimento mais elevados. Entre os países de língua oficial portuguesa (PLOP), quer os níveis de desenvolvimento quer os níveis de acesso ao ensino e a sua frequência, em geral, e à educação superior em particular, são bastante diferentes. No ensaio que se propõe fazer, o objectivo é por um lado, i) elaborar o diagnóstico, nos vários países, em relação ao sector do ensino superior e, por outro, ii) descrever as estratégias de política educativa dos vários países no que ao ensino superior diz respeito. No final, procuram-se identificar algumas medidas de política pública que, pela sua capacidade de melhorar a proporção de estudantes a frequentar o ensino superior, possam ser aplicadas transversalmente nos diversos países. Este trabalho é apoiado em análise documental, a partir do estudo de documentos de política educativa disponíveis para os vários PLOP, no domínio da educação e do ensino superior.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12676
ISBN: 978-989-99357-0-9
Type: article
Appears in Collections:ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
15 DEZ_REGO_CONCEIÇÃO_et_all_Ensino_Superior_PLP_Uma_Abordagem_Estratégias_Polítca_Pública_paper_final.pdf452.74 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois