Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12562

Title: A Caminho de Roma? – A Sardenha e a Córsega nos fluxos de circulação das ânforas lusitanas no mediterrâneo ocidental
Authors: Bombico, Sónia
Nervi, Cristina
Piccardi, Eliana
Allegrini-Simonetti, Franck
Editors: Morais, Rui
Fernández, Adolfo
Sousa, Maria José
Keywords: Naufrágios
Ânforas Lusitanas
Rotas maritimas
Sardenha
Córsega
Arqueologia Subaquática
Issue Date: 2014
Publisher: Sociedad de Estudios de la Cerámica Antigua en Hispania (SECAH)
Citation: BOMBICO, Sónia; NERVI, Cristina; PICCARDI, Eliana and ALLEGRINI-SIMONETTI, Franck (2014) - “A Caminho de Roma? – A Sardenha e a Córsega nos fluxos de circulação das ânforas lusitanas no mediterrâneo ocidental” in R. Morais, A. Férnandez and M. J. Sousa (Eds.) – As producções cerâmicas de imitação na Hispanica – Monografias Ex Officina Hisana II (Actas do II Congresso Internacional da SECAH – Ex Officina Hispana, Braga 3 a 6 de Abril de 2013, 361-377.
Abstract: Os territórios insulares da Córsega e da Sardenha, localizados estrategicamente no centro do Mediterrâneo Ocidental, desempenharam um papel importante no apoio às grandes rotas de navegação da Antiguidade. Ao largo das ilhas cruzavam-se grandes fluxos de circulação de produtos, nos quais se incluíam as ânforas de preparados de peixe da Lusitânia. A Carta de naufrágios com ânforas de “tipo lusitano” revela uma importante concentração de registos no Estreito de Bonifácio e na costa Norte Ocidental da Sardenha, sítios tradicionalmente associados às rotas com destino a Roma. As grandes vítimas dos perigos para a navegação, criados pela presença de inúmeras ilhas e baixas rochosas, são os navios provenientes da Península Ibérica e que destinados aos mercados de Roma são obrigados a atravessar o difícil fretum Gallicum. No entanto, o conjunto de dados subaquáticos e o registo arqueológico das principais cidades portuárias da Sardenha permitem equacionar várias hipóteses alternativas, colocando as ânforas lusitanas no seio de um conjunto de rotas de navegação e circuitos económicos alternativos à travessia do Estreito de Bonifácio. Todavia a interpretação desses dados não está isenta de problemas. A identificação dos fabricos lusitanos tem-se revelado problemática, principalmente devido à evolução dos conhecimentos científicos sobre os centros oleiros hispânicos. Sabemos hoje que as ânforas de “tipo lusitano”, entre as quais as formas de maior difusão, a Dressel 14 e as séries Almagro 50 e 51, foram produzidas igualmente em alguns dos centros oleiros do denominado “Círculo do Estreito de Gibraltar”, bem como da quase totalidade da zona sul hispânica. Devemos, por isso, interpretar os dados, das décadas de 70, 80 e 90 do século XX, com as devidas reservas. Tentaremos apresentar uma leitura arqueológica actualizada que estará inevitavelmente condicionada pelo estado actual dos conhecimentos e limitada, em grande medida, aos dados editados.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12562
ISBN: 978-84-617-2889-3
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Secah II-Bombico, Nervi, Picardi e Alegrini-Simonetti.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois