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http://hdl.handle.net/10174/12487
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Title: | Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico |
Authors: | Fialho, Isabel Verdasca, José Moreira, Lurdes Chaleta, Elisa Grácio, Luísa Magalhães, Olga Saragoça, José Cid, Marília Tobias, Antónia |
Keywords: | Atividades de Enriquecimento Curricular !.º ciclo do ensino básico |
Issue Date: | Dec-2013 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
Citation: | Fialho, I.; Verdasca, J.; Moreira, L.; Chaleta, E.; Grácio, L.; Magalhães, O; Saragoça, J.; Cid, M. & Tobias; A. (2013). Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Disponível em http://www.dgidc.min-edu.pt/aec/index.php?s=directorio&pid=21 |
Abstract: | O presente estudo avalia as componentes de implementação e de impacto do Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º ciclo do Ensino Básico, a partir das opiniões e perceções de diversos atores inquiridos por questionários (responsáveis pelas AEC das entidades promotoras e das entidades parceiras; direção dos agrupamentos de escolas; professores titulares de turma do 4.º ano; professores do 5.º ano das disciplinas de Educação Física, Educação Musical e Inglês; técnicos das AEC de Ensino da Música, Ensino de Inglês, Atividades Lúdico-Expressivas e Atividade Física e Desportiva; pais e encarregados de educação dos alunos de 4.º ano; alunos de 4.º e de 5.º ano) e da aplicação de provas de avaliação de diagnóstico a alunos de 5.º ano.
Para responder aos objetivos de avaliação da implementação e do impacto do programa das AEC, foram delineados dois tipos de estudos, um estudo sincrónico que envolveu uma amostra representativa de agrupamentos de escolas (206), em que foram aplicados questionários e um estudo exploratório que envolveu 16 agrupamentos de escolas, nos quais foram realizadas provas de avaliação diagnóstica, a alunos de 5.º ano das disciplinas de Educação Musical, Inglês e Educação Física.
O estudo veio corroborar alguns aspetos positivos e constrangimentos do programa das AEC, já identificados em outros estudos, mas também revelou impactos e, ainda que estes tenha sido avaliados, essencialmente, através da perceção dos sujeitos, a dimensão da amostra e a diversidade de inquiridos, conferem sustentabilidade aos dados recolhidos.
Os resultados alcançados permitem-nos destacar como aspetos positivos do programa das AEC:
i) tendência para a estabilidade no funcionamento das AEC, ao nível da oferta e da permanência dos técnicos na entidade promotora;
ii) eficácia das parceiras estabelecidas com diversas entidades que assumem, parcial ou totalmente, a execução das AEC;
iii) predominância de técnicos com habilitações elevadas e qualificação adequada;
iv) equidade no acesso de todos os alunos a experiências de aprendizagem diversificadas e enriquecedoras do currículo;
v) adequação dos tempos de permanência das crianças nas escolas, às necessidades da maioria das famílias.
O programa das AEC ainda se debate com alguns constrangimentos:
i) baixo envolvimento e participação dos pais e encarregados de educação nas AEC;
ii) baixo consenso no horário de funcionamento e na carga horária das AEC;
iii) condições laborais dos técnicos das AEC pouco atrativas (horários reduzidos, pouca equidade na remuneração e precaridade do vínculo laboral);
iv) insuficiente articulação curricular e pedagógica, sobretudo, entre o 1.º e o 2.º ciclo
v) ausência ou insuficiência de horas para reuniões, no horário de trabalho dos técnicos;
vi) diversidade de procedimentos de supervisão das AEC (alguns não incluem a observação das atividades);
vii) não assunção da supervisão das atividades, enquanto processo de regulação, apoio e melhoria;
viii) quantidade e qualidade dos materiais necessários, sobretudo, no Ensino da Música e na Atividade Física e Desportiva;
ix) ausência de garantia de condições de uma efetiva integração dos alunos com NEE nas turmas de AEC;
x) tendência para estratégias de ensino escolarizadas, sobretudo, no Ensino de Inglês;
xi) pouca clareza nos procedimentos de avaliação das aprendizagens dos alunos;
xii) oferta circunscrita às AEC nucleares (Ensino de Inglês, Ensino da Música e Atividade Física e Desportiva), em alguns agrupamentos;
xiii) insuficiente generalização da avaliação do programa das AEC nos agrupamentos e entidades promotoras/parceiras.
Os principais impactos do programa nas escolas são:
i) amplo conhecimento dos programas do 1.º ciclo e das disciplinas do 5.º ano e das orientações programáticas das AEC por parte dos técnicos das AEC e dos professores de 1.º ciclo e de 2.º ciclo;
ii) maior abertura das escolas ao meio por via das parcerias estabelecidas com outras entidades;
iii) divulgação e valorização do património cultural do meio envolvente, mediante alguma oferta específica de AEC e de atividades desenvolvidas em contexto de AEC;
iv) tendência para uma cultura de escola mais participativa – participação dos técnicos das AEC em reuniões de trabalho com diferentes atores educativos;
v) planeamento e realização conjunta de atividades com a mobilização de professores de 1.º ciclo e técnicos das AEC;
vi) reorganização do horário de funcionamento das atividades letivas e não letivas;
vii) reorganização e gestão de espaços e recursos atendendo às necessidades das AEC.
Os principais impactos do programa nos alunos são:
i) melhoria da autonomia e das competências sociais;
ii) reforço das aprendizagens no 1.º ciclo;
iii) elemento facilitador das aprendizagens no 2.º ciclo;
iv) aumento da motivação para as aprendizagens;
v) empenho dos alunos nas atividades;
vi) satisfação global dos alunos com as AEC que frequentam.
Os impactos do programa nas famílias são evidentes:
i) no reconhecimento da importância das AEC para sucesso escolar dos alunos;
ii) no elevado nível de satisfação dos pais com a qualidade dos técnicos, das atividades e da relação pedagógica destes com os alunos;
iii) no elevado nível de satisfação dos pais com os horários de funcionamento;
iv) no elevado nível de satisfação dos pais com as aprendizagens dos alunos em contexto de AEC. |
URI: | http://www.dgidc.min-edu.pt/aec/index.php?s=directorio&pid=21 http://hdl.handle.net/10174/12487 |
Type: | report |
Appears in Collections: | PED - Relatórios CIEP - Relatórios
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