Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12386

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária Severim de Faria em ensino de biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Authors: Graxinha, Sílvia de Jesus Piteira
Advisors: Cid, Marília Castro
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório procura descrever o papel da Prática de Ensino Supervisionada na minha formação inicial, tendo em consideração cinco áreas estruturantes, designadamente: a preparação científica, pedagógica e didáctica; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a análise da prática de ensino; e, finalmente, a participação na escola e desenvolvimento profissional. A área estruturante de preparação científica, pedagógica e didáctica, para além de fazer referência às orientações curriculares seguidas, relativamente às finalidades e aos objectivos do currículo, faz ainda referência ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento dos alunos. No que respeita à planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens relatam-se os métodos de ensino implementados, o modo de preparação das aulas, como foram conduzidas e como foi efectuada a avaliação das aprendizagens dos alunos. A análise da prática de ensino centralizou-se na avaliação das aulas em termos de tarefas propostas e da actividade desenvolvida, da interacção e do discurso, dos resultados da aprendizagem dos alunos ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e concepções e da prática lectiva realizada, tendo em conta as necessidades e as alternativas que visaram a consolidação e a melhoria do trabalho. Quanto à participação na escola, descreve-se o modo de inserção na instituição escolar, o modo de encarar o papel e a importância dos diferentes órgãos do agrupamento de escolas/escola e a cooperação na preparação e realização de actividades extra lectivas, como dinamizadoras da vida do agrupamento de escolas/escola e do desenvolvimento dos alunos na aprendizagem. Relativamente ao desenvolvimento profissional salientam-se as responsabilidades assumidas como professora/educadora, profissional autónoma empenhada; as iniciativas tomadas com vista à actualização do conhecimento profissional; o trabalho de grupo para procurar e aceitar ajuda e para cooperar; e, por último, a reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada efectuada, tendo em consideração os problemas encontrados e o meu crescimento enquanto profissional; ### Abstract: By the present report I searched to describe the role of Supervised Teaching Practice in my training, taking into consideration five structuring areas, namely: The scientific, pedagogical and didactics preparation; The classes planning, conducting and the evaluation of the learning process in classroom; Teaching practice analysis; And finally the participation in school and professional development. The structuring area of scientific, pedagogical and didactical preparation besides referring the curricular orientations followed, in relation to the curriculum purposes and objectives, refers both, teachers and students knowledge of the programmatic content. In relation to planning, lessons conducting, and learning evaluation the teaching methods implemented are described, the way of preparing the lessons, and how the evaluation of the students was conducted. The analysis of teaching practice was focused on the evaluation of the classes, considering the purposed tasks and activities, the interaction and the speech, from the results of students learning, at the level of knowledge, capabilities, attitudes and conceptions, and the practice on classes, attending the needs and alternatives in order to consolidate and improve the work. Regarding the participation in school, it is described the way of integration in the scholar institution and the manner of looking at the paper and the importance of the different governing bodies of schools and the cooperation in the preparation and carrying out of extracurricular activities, in order to inject dynamism in schools live, and on the development of students learning. In regard to professional development I have described the responsibilities assumed as a teacher/educator, committed with professional activity. The initiatives taken in order to update professional knowledge, the workgroup where I looked for help and cooperation, and finally, the reflection on Supervised Teaching Practice taking into consideration the problems found as a way to help my development as a professional.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12386
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo1.docx14.92 kBMicrosoft Word XMLView/Open
Pensamento para o relatório.pdf45.89 kBAdobe PDFView/Open
Introdução até Bibliografia - paginação árabe.pdf141.05 kBAdobe PDFView/Open
capa e contracapa do relatório.pdf17.61 kBAdobe PDFView/Open
Anexos.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open
Agradecimentos até Índice geral- paginação romana.pdf29.81 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois