Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12371
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professor |
Authors: | Couveiro, Cristel Martins |
Advisors: | Folque, Maria Assunção Costa, Maria da Conceição Leal da |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Neste é apresentada uma reflexão acerca da prática educativa desenvolvida no Jardim de Infância do Bacelo e na Escola Conde de Vilalva, tendo em conta a forma como nela foram integradas as quatro dimensões contempladas no Perfil Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo.
O relatório é constituído por três partes, consistindo a primeira parte num enquadramento teórico, com base nas perspetivas de Bruner acerca da mente das crianças e nos pressupostos das Comunidades de Aprendizagem, que serve de referência à reflexão realizada ao longo de todo o documento. Em todos os aspetos discutidos serão colocados em ênfase os papéis desempenhados pelo aluno e pelo professor no processo de ensino e aprendizagem e em todas as vertentes que lhe estão associadas; ### Abstract:
This report reflects the learning journey carried out along the Supervised Teaching Practice in pre-school and in the primary school.
This work presents a reflection the educational practice developed at the Jardim de Infância do Bacelo (pre-school) and at the Escola Conde de Vilalva (primary classroom), trying to reveal the way in which the four professional dimensions of the Competence Profile for pre-school and primary teachers were integrated.
The report consists of three parts: the first part includes a theoretical framework based on Bruner’s perspectives on the minds of children and the pedagogical approach of Learning Communities, which serves as a reference to the reflection carried out throughout the document. This report has a particular focus on the roles played by the student and teacher in processes in classrooms. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12371 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|