Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12278
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a sustentabilidade na terra nas suas vertentes cultural e Social |
Authors: | Mirador, Rita Maria Correia |
Advisors: | Oliveira, Vítor José Martins |
Keywords: | Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Sustentabilidade cultural e social na terra Escala ECERS Preschool Basic school Social and cultural sustainability on earth ECERS scale |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) resulta do percurso de observação participativa e intervenção em contexto de pré-escolar desenvolvido na Escola Manuel Ferreira Patrício e em contexto de 1.º Ciclo do ensino básico desenvolvido na Escola EB1 Quinta da Vista Alegre. Suportado pela temática Sustentabilidade na Terra, nas suas vertentes: Cultural e Social, espelha toda a informação recolhida ao longo da PES em Pré-escolar e em 1.º Ciclo. Utilizámos a escala ECERS a fim de melhorar o próprio instrumento de análise e de avaliar o ambiente educativo, no âmbito da temática em estudo. Foi uma avaliação rigorosa, no início e no fim da ação em contexto educativo. A observação compreendeu o mesmo período em que foram desenvolvidas as práticas. Aquando da PES em 1.º ciclo, foi necessária a adaptação do conteúdo da escala ao novo contexto escolar. Os problemas identificados na escala ECERS revelaram-se objetivos a alcançar; Abstract:
This report of the Supervised Teaching Practice (STP) results from the participation, observation and intervention in the context of preschool developed in Escola Manuel Ferreira Patrício, and in the basic education developed in Escola EB1 Quinta da Vista Alegre. Supported by thematic Sustainability on Earth, in their cultural and social aspects, it reflects all the information collected along the STP in preschool and basic education. We used the ECERS scale in order to improve the instrument of analysis and evaluate the educational environment, regarding the thematic in study. It was a rigorous assessment, at the beginning and end of the action in an educational context. The observation included the same period in which the practices were developed. At the basic school, it was necessary to adapt the content of the scale to this new environment. The problems identified in the ECERS proved to achieve goals. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12278 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|