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http://hdl.handle.net/10174/12260
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Title: | Escola cultural: memória objetiva e memória subjetiva |
Authors: | Ribas, Cristina Maria Ferreira da Costa |
Advisors: | Magalhães, Olga |
Keywords: | Escola cultural Inovação Memória(s) Organização pluridimensional Cultural school Innovation Memory(ies) Multidimensional organization |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Partindo da necessidade de estudar a Escola Cultural, como forma de pensar a educação a
partir da pessoa que é o educando, este estudo recorre à memória objetiva e à memória
subjetiva da experiência pedagógica da Escola Cultural (1986-1990) através da análise de
documentos e de entrevistas realizadas a duas protagonistas da implementação do Projeto
Escola Cultural. Dada a natureza do fenómeno e dos dados recolhidos, faz uma abordagem
qualitativa inspirada na Grounded Theory Approach e em análise de conteúdo. Duas
vertentes decorrem dos dados - a perspetiva histórica e o significado que esta experiência
teve para os protagonistas envolvidos no estudo. A análise parte de cinco dimensões:
"como surgiu", "inovação", "formação de professores", "resultados" e "por que terminou",
tendo-se chegado a uma categoria, inovação, que é transversal aos dados, habita,
intencionalmente, o âmago da reforma, e está presente de uma forma clara nas narrativas
das entrevistadas; ABSTRACT:
Starting from the need to study the Cultural School – a way of thinking about education
centered on the person who is the learner – this study draws on subjective and objective
memories of the pedagogical experience of the Cultural School (1986-1990) through the
analysis of documents, and interviews with two protagonists of the implementation of the
Cultural School Project. Given the nature of the phenomenon and the data collected, a
qualitative approach was chosen, inspired by the Grounded Theory Approach and content
analysis. Two aspects stand out – a historical perspective, and the significance of the
experiment for the protagonists of the study. The analysis is based on five dimensions:
"how did it start", "innovation", "teacher training", "results" and "why did it end”. One
category – innovation – identified across all data, is intentionally established at the core of
the reform, and is present in a clear way in the interviewees’ narratives. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12260 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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